Topo

Após ameaça de morte contra juíza do Ceará, polícia prende 14 pessoas

Angélica Feitosa

Especial para o UOL Notícias<br>Em Fortaleza

03/09/2011 09h02

A polícia do Ceará realizou a prisão de cinco pessoas acusadas do envolvimento com pistolagem, tráfico de drogas, sequestros e assaltos a bancos em Tabuleiro do Norte, a 209 quilômetros de Fortaleza.

As pessoas foram detidas na sexta-feira (2) durante a operação batizada de Tabuleiro Livre. Segundo a polícia, elas têm ligação com a ameaça de morte sofria pela ex-juíza do município, duas semanas antes. Na quinzena, outros nove mandados de prisão foram cumpridos, de pessoas também envolvidas na ameaça contra a magistrada.

Até agora, foram expedidos, pela Justiça do Ceará, 27 mandados de prisão temporária e preventiva. Desse, 14 foram cumpridos. Segundo o titular da Delegacia Regional de Russas, Luciano Barreto, a operação deve prosseguir até que todas as detenções sejam realizadas.

Os homens foram presos em várias cidades do Vale do Jaguaribe, como Tabuleiro e Limoeiro do Norte, São João do Jaguaribe e Iracema, a maior parte, na zona rural dos municípios. Apenas um deles foi preso em Fortaleza.

 “Acreditamos que os outros envolvidos já tenham fugido do Ceará, mas não posso entrar em detalhes de como a operação deve seguir”, afirma Barreto.

A operação é organizada pela Coordenadoria de Inteligência (Coin) e Coordenadoria de Operações Policiais (Copol), ambas da Polícia Civil, com apoio da Polícia Militar.

Na operação, foram apreendidas nove armas de fogo, sendo duas espingardas calibre 12 (escopetas); uma escopeta calibre 28; quatro revólveres (dois 38 e dois 32); e duas pistolas 380. Os policiais também apreenderam 136 munições.

Todos os presos já respondem por crimes como assaltos, pistolagem, sequestro ou assaltos.

Entenda o caso

A ex-juíza de Tabuleiro do Norte soube que bandidos planejavam sua morte após um telefonema de uma pessoa anônima ao Fórum da cidade, quando ela ainda respondia pela comarca.

Com a ausência da juíza, uma funcionária recebeu todas as instruções de como seria o planejamento da morte. Na ligação, o anônimo identificou nomes, endereços, armas e veículos que seriam usados na morte da magistrada.

As ações de pistolagem na região do Vale do Jaguaribe, onde se localiza a cidade de Tabuleiro, são históricas. Lá está localizada a cidade do maior e mais famoso pistoleiro do Ceará, Antônio Maia Cunha, o Mainha, nascido em Alto Santo.

“É um desafio para a polícia e para a Justiça retirar essa alcunha histórica da cidade”, conta o major da Polícia Militar, Claudemir Ferreira.

“Nossa ação foi preventiva, a população está mais tranquila. A polícia está tentando minimizar o histórico de pistolagem na região”, pontua o delegado.