Topo

São Paulo decreta alerta para tempo seco; DF e cinco Estados têm baixa umidade

Do UOL Notícias

Em São Paulo

08/09/2011 16h30Atualizada em 08/09/2011 16h41

Índices de umidade do ar

De 60% a 30%Observação
De 30% a 20%Estado de atenção
De 19% a 12%Estado de alerta
Abaixo de 12%Emergência

A Prefeitura de São Paulo decretou estado de alerta nas regiões norte, leste e centro-oeste da cidade na tarde desta quinta-feira (8) em razão da baixa umidade relativa do ar, que se encontrava em torno de 18 % por volta das 15h, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE).

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), níveis entre 30% e 60% caracterizam situação de observação; abaixo de 30% é considerada atenção, abaixo de 20%, alerta, e índices abaixo de 12%, são caracterizados como emergência.

"Nos meses em que ocorrem poucas chuvas é comum que a umidade do ar fique reduzida, o que causa um aumento nos níveis de dióxido de enxofre e material particulado, devido às piores condições de dispersão. Isso propicia o surgimento ou agravamento de doenças respiratórias, cardiovasculares e oculares", afirma nota oficial.

O governo recomenda evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas; evitar aglomerações em ambientes fechados; umidificar o ambiente por meio de vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água; usar soro fisiológico para olhos e narinas; sempre que possível permanecer em locais protegidos do sol, em áreas arborizadas; e consumir bastante água.

Estados

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirma que a baixa umidade relativa do ar atinge nesta quinta o Distrito Federal e cinco Estados brasileiros –Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul. A umidade mais baixa chegou a 6%, registrada no município de Alto Paraíso, no Estado de Goiás.

Segundo a Somar Meteorologia, 57 cidades do país estão em estado de emergência na tarde desta quinta-feira, entre elas a capital Goiânia, com 11% de umidade relativa. Outros 201 municípios estão com umidade igual ou abaixo de 30%, ou seja, em situação de atenção. Os dados são provenientes das estações automáticas do Inmet até as 15h.
 
Segundo a Secretaria de Defesa Civil, o Distrito Federal (DF) completa hoje 90 dias sem chuvas, o que tem acarretado muitos problemas para a saúde da população. Além disso, a unidade federativa tem registrado com frequência queimadas neste período de seca. A previsão é que ainda chova neste mês de setembro.

A temperatura máxima no DF hoje deve ser 31ºC e a mínima, 18ºC. A umidade relativa do ar deve ficar entre 40% e 15%.

Após três meses sem chuva, Belo Horizonte e região metropolitana registram clima de deserto hoje por conta da baixa umidade relativa do ar, que nós últimos dias tem ficado na média de 20%.

De acordo com a Defesa Civil de Minas Gerais, 105 cidades mineiras já decretaram situação de emergência por conta da estiagem. Alguns municípios também apresentam altas temperaturas e baixa umidade do ar.