Topo

No Dia sem Carro, SP tem lentidão acima da média; pelo 3º ano, data não melhora trânsito

Do UOL Notícias

Em São Paulo

22/09/2011 18h19

A lentidão no trânsito da capital paulista ficou acima da média entre as 15h30 e as 17h30 desta quinta-feira (22), Dia Mundial sem Carro.Por volta de 17h30, a cidade registrava 90 km de vias congestionadas --a média histórica para para o horário fica entre 53 km e 79 km. Até as 15h30, incluindo o período da manhã, os registros mostram que a lentidão nunca ficou abaixo da média.

Nos últimos três anos, o Dia Mundial Sem Carro não melhorou o trânsito na capital. No ano passado, a lentidão ficou dentro da média. Em 2009, a capital registrou o terceiro pior trânsito do ano.

Por volta de 18h, quando a capital tinha 96 km de vias congestionadas, a lentidão entrou na faixa da média (que fica entre 69 km e 104 km para o horário), segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

De acordo com o órgão, às 18h as vias com mais problemas eram o corredor formado pelas avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo e Tancredo Neves, com lentidão em toda a extensão no sentido avenida dos Bandeirantes; o corredor norte-sul, congestionado do Detran até a marginal Tietê, no sentido Santana, e da Luz até o Ibirapuera no sentido Aeroporto de Congonhas.

A avenida dos Bandeirantes estava com lentidão da rodovia dos Imigrantes até a avenida Santo Amaro, no sentido marginal Pinheiros, e da marginal Pinheiros até o aeroporto no sentido Imigrantes. Já a ligação leste-oeste estava com lentidão da avenida Pacaembu (no elevado Costa e Silva) até o metrô Bresser (na radial Leste), no sentido leste.