Topo

Passageiros de Airbus da Jordânia aguardam há três dias reparo da aeronave no Recife

Aliny Gama<br>Especial para o UOL Notícias<br>No Recife

28/09/2011 15h20

Passageiros da companhia aérea Jate Jordan Aviation, da Jordânia, esperam há três dias o conserto do avião Airbus 310 que foi obrigado a pousar no Aeroporto Internacional Gilberto Freyre, na região metropolitana do Recife (PE), na tarde do último domingo (25).

O Airbus 310 levava 103 passageiros de Montevidéu (Uruguai) para Dakar (Senegal). A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) não soube informar se houve pânico entre os passageiros.

Segundo a empresa, no momento em que o avião sobrevoava o oceano Atlântico o painel de controle apresentou sinais de alerta indicando a necessidade de manutenção não-programada no motor. O piloto então observou que aeroporto mais próximo da rota seguida pela aeronave seria o do Recife, onde aterrissou na tarde de domingo.

A Infraero informou ainda que mecânicos do aeroporto do Recife realizaram os reparos, e técnicos aproveitaram para reabastecer a aeronave. Mas, no momento da decolagem, por volta das 18h30 de domingo mesmo, o avião apresentou novas falhas, e o piloto foi abrigado a abortar a viagem.

Os reparos não têm previsão de conclusão. A empresa não soube informar se técnicos da Jate Jordan Aviation estão no Recife ajudando no conserto do avião.

A Infraero informou que todos os passageiros estão recebendo assistência da companhia aérea de acordo com as regras da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), como acomodação em hotéis da capital pernambucana e fornecimento de alimentação enquanto esperam a finalização dos serviços.

De acordo com a Infraero, é comum ocorrer no aeroporto do Recife a parada de aviões que operam voos internacionais que cruzam o Brasil com rotas distantes. O aeroporto do Recife serve de ponto de apoio devido a sua localização estratégica na América do Sul em relação à África e à Europa.

Segundo a empresa, pilotos aproveitam o aeroporto da capital pernambucana para abastecer. A empresa informou ainda que Jate Jordan Aviation não opera com regularidade voos com parada em Recife (PE).