Topo

Quadrigêmeos nascidos no Recife passam bem, mas não têm previsão de alta

Aliny Gama<BR>Especial para UOL Notícias<BR>Em Maceió

12/10/2011 16h21

O Dia da Criança para a jovem mãe Francinete Celestino, 22, começou com alegria. Na manhã desta quarta-feira (12), ela conseguiu amamentar no peito os quadrigêmeos Jamile, Jenifer, Júlia e Júlio, que nasceram na última segunda-feira (10) em Recife (PE). Os bebês estão internados na UTI do Instituto Materno Infantil de Pernambuco (IMIP). Apesar de não terem previsão de alta, eles passam bem.

Segundo o pai das crianças, Jamerson Gomes Celestino, elas estão bem de saúde e já têm forças para sugar o leite do peito da mãe. “Foi surpreendente hoje de manhã quando os médicos colocaram os bebês para mamar e eles conseguiram sugar. Eu e minha mulher estamos na maior felicidade”, contou o eletricista.

Celestino disse que a mãe dos bebês deve receber alta nesta quinta-feira (13), mas ficará no hospital para amamentar os recém-nascidos. “Os médicos disseram que eles estão amadurecendo os pulmões rapidamente. Provavelmente os meninos já devem sair da UTI no sábado e irem para o setor de mãe-canguru [local destinado aos recém-nascidos prematuros, onde eles ficam amarrados à barriga da mãe] e a recuperação deles de ganho de peso deverá ser mais rápida.”

Os bebês Júlia, Jamile e Jenifer nasceram com 1,53 kg, 1,56 kg e 1,63 kg, respectivamente, enquanto o menino Júlio pesa 1,59 kg.. 

Como são quatro bebês, o pai e as avós deverão se revezar para ajudar Francinete no processo de mãe-canguru.

Família pede ajuda

Sem ajuda de métodos de fertilização e de inseminação artificial, Francinete engravidou sem imaginar que iria ser mãe de quatro crianças de uma só vez.

“Temos de tudo um pouco, mas estamos preocupados. São muitos bebês. Temos roupinhas, dois berços, carrinhos, fraldas, mas na prática é que as necessidades vão surgir”, disse o pai, afirmando que aceita doações de roupas, fraldas e até sabão em pó, “pois serão muitas fraldas e roupas que vamos lavar.”

Quem se interessar em ajudar os quadrigêmeos e quiser doar dinheiro, a família disponibilizou uma conta bancária no nome de Jamerson Gomes Celestino: Caixa Econômica Federal, agência: 0648, conta poupança: 119901-9.