Topo

Com o pior temporal em 30 anos, Jaú (SP) contabiliza 20 pessoas feridas

Thiago Brandão*

Do UOL Notícias, em Bauru (SP)

16/11/2011 19h20Atualizada em 16/11/2011 20h47

A forte chuva que atingiu a cidade de Jaú (287 km de São Paulo) no feriado prolongado deixou ao menos 20 pessoas feridas, segundo cálculos da Defesa Civil municipal. A situação é considerada crítica e o governo municipal decretou estado de emergência na cidade. O temporal já é considerado o pior em 30 anos. Na segunda-feira (14), uma chuva de granizo causou prejuízos em casas e carros.

A Defesa Civil informou que mais de mil famílias foram prejudicadas. Ficaram alagados pelo menos cinco bairros da cidade: Sempre Verde, Centro, Bela Vista, São Judas Tadeu e São José, deixando 15 famílias desabrigadas e 300 famílias desalojadas. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, os 20 feridos tiveram apenas problemas leves e não estão hospitalizados --as causas dos ferimentos ainda não foram divulgadas.

Chuva deixa Jaú (SP) alagada; prefeitura decreta emergência

De acordo com a Defesa Civil, 250 casas foram diretamente atingidas pelas fortes chuvas, algumas inclusive destelhadas. Ao todo, oito casas desabaram. Na área central, a água subiu quase 2 metros acima do nível do rio Jaú e inundou as vias e residências das proximidades.

O prefeito do município, Osvaldo Franceschi Júnior (PV), se reuniu com o coordenador estadual da Defesa Civil, Admir Gervásio, e com o governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), para pedir recursos para a reconstrução da cidade.

Em nota, o governo de São Paulo afirmou que vai enviar verba para a construção de 20 casas, por meio da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), para as famílias que tiveram suas casas destruídas.

"Estamos providenciando suporte logístico para as famílias afetadas, como colchões, cobertores, cesta básica, kit de limpeza, roupas e itens de higiene. Além disso, estamos enviando máquinas da Codasp (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo) e uma dragline (espécie de escavadeira) para auxiliar nos serviços", afirmou Alckmin, em nota.

Dois Córregos e Botucatu

Em Dois Córregos, uma granja foi invadida pela água e ficou coberta de lama. Das 28 mil aves, apenas dois animais se salvaram. Em Botucatu, um homem ficou parcialmente soterrado quando um barranco na encosta de um córrego desabou. Ele foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado ao hospital. O local, próximo a uma ponte, foi isolado pela polícia para que a Prefeitura Municipal faça os reparos.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o tempo em Jaú permanecerá nublado nos próximos dias, com pancadas de chuva isoladas e temperatura máxima em elevação até domingo, podendo chegar aos 33ºC.

* Com informações da Agência Brasil