Conteúdo publicado há 1 mês

Incêndio no Solar Fabio Prado, na avenida Faria Lima, é controlado

O Corpo de Bombeiros conseguiu apagar um incêndio que atingiu o antigo Museu da Casa Brasileira (hoje Solar Fabio Prado), localizado na avenida Faria Lima, em São Paulo, na tarde deste sábado (5). O museu já vende ingressos para a exposição "Castelo Rá-Tim-Bum - 30 anos" prevista para começar a partir do dia 10 de outubro.

A fachada e a parte interna não tiveram danos e não houve feridos.

O que aconteceu

O incêndio ocorreu dias antes da abertura de uma nova exposição no Solar Fábio Prado. A mostra "Castelo Rá-Tim-Bum - 30 anos", programada para começar em 10 de outubro, seria a primeira grande exibição após o espaço ter sido desocupado pelo Museu da Casa Brasileira. O evento marcaria a celebração de três décadas do programa infantil, com 18 cenários originais e uma fachada do castelo com mais de 17 metros de altura.

A exposição seria a principal atração do novo espaço cultural. A mostra incluiria itens originais da série e detalhes dos bastidores, além de homenagens a toda a equipe envolvida na produção do programa.

O Solar Fábio Prado, antigo local do Museu da Casa Brasileira, estava em recesso. Desde o fim de 2023, o casarão que abrigava o museu passou a ser gerido pela Fundação Padre Anchieta (FPA), após o término do convênio entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado e a instituição A Casa. A nova gestão tem promovido uma reconfiguração do espaço, que foi fechado temporariamente para reformas e adequações.

Os bombeiros investigam as causas do incêndio. Nove equipes foram enviadas para conter as chamas, mas ainda não há confirmação sobre as causas do incidente ou se houve vítimas.

Exposição suspensa. A Fundação Padre Anchieta, Boldly Go e Casa do Trem, empresas responsáveis pela produção exibição, informou em nota que suspendeu abertura da mostra e que "as pessoas que adquiriram ingresso até o momento serão informadas sobre a nova data de início da exposição".

Não houve danos. As companhias informaram que, segundo o Corpo de Bombeiros, "a fachada e parte interna do Solar Fabio Prado não tiveram danos, assim como a estrutura do imóvel histórico".

O incêndio aconteceu na estrutura tubular da exposição do lado de fora do espaço físico do Solar Fabio Prado, que não sofreu danos em sua estrutura interna, bem como a montagem interna da exposição não sofreu danos.
Trecho da nota das empresas.

Deixe seu comentário

Só para assinantes