Topo

Marquise de prédio desaba em bairro nobre de Salvador e deixa quatro feridos

Gabriel Carvalho

Do UOL Notícias, em Salvador

01/12/2011 17h42Atualizada em 01/12/2011 20h35

A marquise do último piso de um prédio comercial de cinco andares desabou, nesta quinta-feira (1º), e atingiu quatro pessoas em Pituba, bairro nobre de Salvador. Os feridos são os operários Paulo César Santos, 49, e Wellington dos Santos, 22, a auxiliar de serviços gerais, Solange Almeida, 39, e um homem conhecido apenas como Binho.  Wellington dos Santos foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado (HGE), mas não corre risco de morte.

O edifício Special Center, que possui 35 salas comerciais, foi interditado por tempo indeterminado pela Defesa Civil, mas o engenheiro do órgão, Aroaldo Rodrigues, não fixou um prazo para entrega do laudo que explicará as causas do acidente.

Um salão de beleza que iria funcionar na parte externa do condomínio –e seria inaugurado neste fim de semana– foi completamente destruído. Quatro automóveis que estavam estacionados na frente do local também foram atingidos pelos escombros.

“É lamentável o que aconteceu, já estava tudo pronto para a reinauguração do salão e tivemos esse ‘presente’. Felizmente ninguém morreu”, disse a cabeleireira Clea Santos, 37, funcionária e parente dos proprietários do estabelecimento.

O flanelinha Cleivison dos Santos, 19, disse que se assustou com o barulho do desabamento. “Quando começou a cair, as pessoas que passavam pela rua acharam que o prédio todo ia abaixo. O salão desmanchou igual a um castelo de areia”, contou.

Com o incidente, diversas vias próximas ao prédio ficaram completamente congestionadas, como a rua Bahia e a avenida Paulo 6º. Funcionários das lojas que funcionam no prédio e curiosos se aglomeraram no local e motoristas diminuíram a velocidade.  O impacto no trânsito também chegou às avenidas Magalhães Neto e Tancredo Neves –elo de ligação do centro de Salvador com o bairro–, o que dificultou a chegada do Corpo de Bombeiros.