Topo

Granizo danifica mais de 2.000 casas no Rio Grande do Sul

Do UOL Notícias, em São Paulo

15/12/2011 11h21

Temporais de granizo no início da noite de quarta-feira (14) trouxeram prejuízo a cidades gaúchas. Em São Jerônimo (a 57 quilômetros de Porto Alegre), na Região Metropolitana, aproximadamente 2.000 casas tiveram os telhados perfurados pelas pedras de gelo.

O mesmo ocorreu na cidade vizinha de General Câmara e em Fazenda Vila Nova (a 93 quilômetros da capital), no Vale do Taquari, onde ainda são contabilizados os estragos.

Em Caxias do Sul (a 125 quilômetros de Porto Alegre), na Serra, dez minutos de pedras de gelo foram suficientes para cobrir o chão de residências.

Além disso, estradas ficaram com pontos momentaneamente intransitáveis devido ao gelo na pista.

Por causa da ocorrência de vendaval e chuva forte no início da semana em Rio Grande, no litoral sul gaúcho, o município enviou à Defesa Civil estadual uma Notificação Preliminar de Desastre (Nopred).

No documento, foi especificado que 1.584 pessoas foram afetadas, 360 desalojadas, 56 edificações resultaram danificadas e 22 destruídas.

Nessa quarta-feira, o RS registrou trombas d’água e a formação de diversas nuvens tipo funil. Essa instabilidade é gerada por um ciclone extratropical que se desloca pela costa. Por isso as ocorrências foram principalmente no leste do Estado.

Conforme a empresa de meteorologia MetSul, nesta quinta-feira haverá pancadas de chuva em pontos isolados do RS.

Com a subida da temperatura ao longo do dia, pode ocorrer formação de nuvens carregadas, ocasionando chuva forte localizada e até temporais. Ainda há o risco de ventos fortes e granizo.

A mínima registrada nesta quinta-feira foi em São José dos Ausentes (a 233 quilômetros da capital), nos Campos de Cima da Serra, onde fez 8°C.