Topo

Turista entra no mar para salvar filhos e morre afogado em praia de Alagoas

Aliny Gama

Do UOL Notícias, em Maceió

26/12/2011 14h30

Um passeio durante o Natal em Alagoas acabou em tragédia para uma família pernambucana na tarde deste domingo (25), na praia de Barreiras do Boqueirão, distrito do município de Japaratinga (a 120 km de Maceió). Segundo o Corpo de Bombeiros, Flávio Roberto Rodrigues entrou no mar para tentar salvar os filhos e amigos que estavam se afogando, não suportou a correnteza e acabou morrendo afogado. O grupo era formado por dez pessoas e apenas Flávio, que sabia nadar, morreu afogado ao tentar ajudar o grupo.

Segundo os bombeiros, a praia onde o turista morreu é conhecida pelo risco a mergulhadores, já que há tendência natural a formação de valas. Segundo os bombeiros, no horário que o grupo estava no mar, a maré estava subindo e as vítimas foram surpreendidas pela força de uma vala, que se formou e puxou as nove pessoas para dentro do mar. Não havia salva-vidas no local do acidente – os militares ficam instalados na cidade vizinha de Maragogi, a cerca de 20 km. Os bombeiros informaram que o tempo entre o pedido de socorro e o trajeto durou cerca de 25 minutos.

Em Brasília

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 15h30 desse domingo após receberem a informação de que 10 pessoas estariam se afogando em uma vala que se formou no mar. Ao chegar ao local, duas das vítimas ainda estavam no mar à espera de socorro. Oito vítimas foram resgatadas por populares.

Depois de 10 minutos de buscas, os bombeiros conseguiram encontrar um das vítimas --um homem que não teve o nome revelado--, que foi levado para o posto de saúde de Japaratinga e liberado após atendimento médico.

Cerca de 20 minutos depois de iniciar as buscas, os bombeiros encontraram o corpo de Flávio, já sem vida. Testemunhas informaram que ele sabia nadar bem e se atirou ao mar para tentar retirar os filhos da água. Ele conseguiu ajudar pelo menos duas pessoas a deixar o mar, mas ainda estava em busca da última das crianças –que teria sido salva por outras pessoas – quando foi visto pela última vez.

O corpo de Flávio Roberto Rodrigues foi levado para o IML (Instituto Médico Legal) de Maceió, onde passou por necropsia que confirmou o afogamento como causa da morte.