Topo

Carro de autoescola é flagrado acima da velocidade e com motorista ao celular em Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL Notícias, em Porto Alegre

04/01/2012 19h32

Radares móveis da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) de Porto Alegre flagraram nos primeiros dias de 2012 três péssimos exemplos de condução no trânsito. Além de dois motoristas dirigindo a mais de 110 e 120 km/h, respectivamente, em vias em que o limite é 60 km/h, um carro de autoescola --que tem a missão de ensinar regras de trânsito a novos motoristas-- foi surpreendido circulando acima da velocidade e com o motorista falando ao celular.

Os flagrantes ocorreram na avenida Salvador França, onde um Celta foi pego a 122 km/h; na avenida Souza Reis, em que um Corolla andava a 112 km/h; e o último na avenida Cristiano Fischer, onde um Uno, de uma autoescola, circulava a 78 km/h com o motorista falando ao celular.

Os dois primeiros condutores cometeram infração gravíssima, em que a multa é de R$ 574,62, e em que há a suspensão do direito de dirigir, assim como a apreensão da carteira de habilitação.

Já o motorista que dirigia o veículo da autoescola cometeu duas infrações médias, resultando em oito pontos na habilitação e multa de R$ 170,26. O Detran-RS já identificou o Centro de Formação de Condutores proprietário do veículo e abrirá processo administrativo para punir os responsáveis.

“Infelizmente, o ano mal começou e já existem pessoas que insistem em colocar em risco a sua vida e a dos outros no trânsito. Seguiremos fiscalizando e autuando quem não respeita as leis, mas esperamos que sejam casos isolados e que 2012 seja de paz em nossas ruas”, disse o diretor de trânsito da EPTC, Carlos Pires.

Situação recorrente

Em 2011, outros dois casos de veículos de autoescola em situação irregular foram flagrados pela Empresa de Trânsito. No dia 3 de janeiro, um motorista trafegava a 85 km/h na avenida Manoel Elias.

O mesmo aconteceu no dia 15 de agosto, quando outro carro de autoescola foi pego pelo radar na avenida Ipiranga, circulando a 80 km/h. Nas duas avenidas, o limite é 60 km/h.