Topo

Em Goiás, mãe é presa acusada de abandonar cinco filhos menores e ir para fazenda no interior

Rafhael Borges

Do UOL, em Goiânia

02/02/2012 13h06

Uma mulher foi presa nesta quarta-feira em Catalão (249 km de Goiânia), acusada de abandonar os cinco filhos --três meninos e duas meninas--, com idades entre três e 13 anos, por cerca de duas semanas. A denúncia partiu dos vizinhos, que disseram à polícia e ao conselho tutelar que a mãe abandonou os filhos e foi para uma fazenda perto da cidade.

As informações da polícia são de que a casa foi encontrada em péssimas condições de higiene, além da falta de comida para as crianças. “Vimos criança dormindo em meio a cachorro e galinha”, disse o tenente Osvânio Lima Nunes.

O Conselho Tutelar de Catalão acolheu os menores. Eles vão ficar em um abrigo que oferece cuidados básicos e atendimento psicológico. “Agora cabe ao judiciário decidir se elas voltam para a mãe, ficam com o pai ou com um parente mais próximo”, afirmou o diretor do abrigo, Bonaldo Simões.

As crianças confirmaram na delegacia que a mãe estava em uma fazenda e deixou o menino mais velho responsável pelos irmãos mais novos. “Meus filhos não estavam abandonados, eu estava procurando melhores condições de vida para eles”, disse a mãe.

A mulher pediu à polícia para não ser identificada, com medo de represálias. Ela vai ser indiciada pelo crime de abandono de incapaz e pode pegar até quatro anos de prisão.