Topo

Temporal em Porto Alegre deixa 30 mil pessoas sem luz e causa naufrágios no Rio Guaíba

Forte vendaval registrado na tarde de sábado atingiu uma regata em Ipanema, zona sul de Porto Alegre. Embarcações foram viradas e participantes foram jogados na água. Na imagem, bombeiros buscam pelas vítimas do mau tempo - Lauro Alves/Agência RBS
Forte vendaval registrado na tarde de sábado atingiu uma regata em Ipanema, zona sul de Porto Alegre. Embarcações foram viradas e participantes foram jogados na água. Na imagem, bombeiros buscam pelas vítimas do mau tempo Imagem: Lauro Alves/Agência RBS

Do UOL, em Porto Alegre

14/04/2012 22h33

Fortes pancadas de chuva e rajadas de vento que chegaram a 60 quilômetros por hora deixaram cerca de 30 mil consumidores sem luz em Porto Alegre, no final da tarde desse sábado (14). Além disso, o Grupo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros resgatou dez pessoas que passaram dificuldades com os ventos, no rio Guaíba.

Ao menos seis bairros da capital ficaram sem luz em decorrência do temporal que caiu sobre a cidade. Foram eles: Ipanema, Restinga, Teresópolis, Floresta, Jardim Botânico e Santana, conforme a CEEE (Companhia Estadual de Energia Elétrica).

A companhia informou na manhã deste domingo (15) que o fornecimento de energia foi restabelecido em Porto Alegre e na região metropolitana do município, mas que pelos menos cerca de 1.000 clientes ainda continuam sem energia.

As rajadas de vento surpreenderam até mesmo quem está acostumado com as intempéries climáticas. No final da tarde deste sábado, o Corpo de Bombeiros efetuou três resgates no rio Guaíba, que abastece Porto Alegre.

Eram cerca de 17h quando os bombeiros socorreram quatro homens que caíram de um barco e aguardavam socorro agarrados aos pilares da ponte do Guaíba, que atravessa o rio.

Em seguida, os soldados se deslocaram até a Prainha do Paquetá, no arroio das Garças, na cidade vizinha de Canoas, onde três homens caíram de um barco devido ao mau tempo. No início da noite, os bombeiros fizeram um resgate na ilha das Flores, em Porto Alegre, onde três pescadores estavam à deriva. A embarcação deles foi rebocada pelos soldados até a margem.

O Corpo de Bombeiros ainda interrompeu uma regata realizada na zona sul de Porto Alegre, no rio Guaíba. Era cerca de 15h quando os velejadores foram instruídos a voltar a terra. O vento surpreendeu e virou três embarcações, levando seus tripulantes à água. Um grupo foi socorrido próximo ao município vizinho de Guaíba. Todos passam bem.

Previsão

Neste domingo, a nebulosidade ainda persistirá sobre o Estado, principalmente na região norte e no leste. Em Porto Alegre, os termômetros devem marcar entre 17ºC e 26ºC.