Topo

Diárias em hotéis podem ser reduzidas em mais de 20% para a Rio+20, diz presidente da Embratur

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

11/05/2012 19h04

O presidente da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Flávio Dino, afirmou nesta sexta-feira (11) que empresários do setor hoteleiro no Rio de Janeiro vão analisar a possibilidade de reduzir em pelo menos 20% o valor das diárias durante a realização da Rio+20. A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, de 13 a 23 de junho, deverá ter a participação de 183 delegações das 193 nações da ONU.

O governo federal fez um apelo a representantes do setor para que reduzissem o preço depois que delegações estrangeiras reclamaram dos valores elevados (com diárias que chegavam a R$ 1.500) e disseram que a participação no evento ficaria inviabilizada.

Segundo Dino, o setor também poderá abrir mão da exigência de que seja contratado um pacote mínimo de sete dias nos hotéis. Ele acrescentou que, pela proposta, quando for definida a redução nas diárias, quem já tiver fechado pacotes para o evento receber a diferença: “Um das clausulas do acordo é de que haverá a retroação”.

O presidente da Embratur disse que o governo não admitirá “indícios de abusos” na cobrança de preços que possam prejudicar e esvaziar o evento. "Nós não tabelamos preço de mercado de nenhuma empresa, por seria inconstitucional, mas diante de um abuso, o governo entra em campo, propondo uma negociação e, foi isso que foi corretamente feito".