Topo

Chuvas frequentes e cheia do rio deixam Vale do Ribeira (SP) em estado de alerta

Gustavo Delacorte

Do UOL, em Santos (SP)

22/06/2012 16h55

A região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo, está em alerta por conta das chuvas que atingem a região. Até a última quarta-feira (20) já havia chovido o equivalente a 214 mm, sendo que a média histórica para todo o mês de junho é de 74 mm. O nível do rio Ribeira, que corta a região, estava 49 centímetros acima do nível considerado normal, que é de três metros, na leitura realizada às 10 horas desta sexta-feira (22).

“Nós tivemos uma cheia no começo de junho, pois choveu bastante na cabeceira do rio Ribeira, que fica no Paraná. Os municípios mais prejudicados foram Eldorado (253 km de São Paulo), Sete Barras (208 km de São Paulo) e Registro (192 km de São Paulo), que teve muitos desabrigados. A cheia passou, mas agora o nível do rio voltou a subir por conta das novas chuvas”, disse Irineu Takeshita de Oliveira, coordenador regional da Defesa Civil.

Em Registro, a Defesa Civil esteve visitando algumas estradas rurais para verificar os estragos causados pelas chuvas. “Estivemos em algumas estradas rurais ontem. Estamos realizando a manutenção de algumas pontes, mas todas estão transitáveis. Caso aconteça uma cheia mais forte, algumas delas talvez precisem de reparos ou de novas alternativas para os locais onde dão acesso”, disse Laís Renata Xavier, secretária da Defesa Civil da cidade.

Mais chuva

Na semana passada, 120 famílias ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para diversos abrigos, mas retornaram para suas casas na mesma semana. Nesta sexta, três ainda continuam desabrigadas. “Temos três famílias que tiveram suas casas interditadas e ainda estão em um dos abrigos. Elas serão beneficiadas pelo aluguel social, que é um projeto da prefeitura, e estão aguardando que sejam encontradas casas para morarem”, informou Laís.

O coordenador regional da Defesa Civil ainda informou que, por conta da previsão do tempo para os próximos dias, um alerta foi emitido na última quinta para todas as cidades da região. “A previsão do tempo para os próximos dias é de instabilidade, principalmente no início da semana que vem. Teremos uma nova frente fria, e como o rio está saturado, mandamos um alerta para que todas as coordenadorias municipais da região estejam atentas”.