Topo

Audiência sobre acidente em parque de diversões no Rio é remarcada para setembro

Acidente com um brinquedo conhecido como "Tufão", no parque de diversões Glória Center, na zona oeste do Rio, provocou as mortes de dois adolescentes. - Pedro Kirilos/Agência O Globo
Acidente com um brinquedo conhecido como "Tufão", no parque de diversões Glória Center, na zona oeste do Rio, provocou as mortes de dois adolescentes. Imagem: Pedro Kirilos/Agência O Globo

Do UOL, no Rio

23/07/2012 21h39Atualizada em 23/07/2012 21h52

A primeira audiência de instrução e julgamento do processo sobre o acidente com um dos brinquedos do parque Glória Center, que causou a morte de dois jovens em agosto do ano passado, foi remarcada para o dia 26 de setembro, às 14h. A informação foi confirmada pela assessoria do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro).

A audiência chegou a ser iniciada nesta segunda-feira (23) com o depoimento do pai de uma das vítimas, Carlos Augusto Aguilar, e as versões de outras duas testemunhas. Porém, em razão da ausência de cinco testemunhas arroladas pelo Ministério Público, autor da denúncia, o Juízo optou pelo adiamento.

O teor do relato de Aguilar não foi divulgado pelo TJ. Na ocasião da acidente, ele estava em uma fila de um outro brinquedo quando foi avisado por amigos da filha sobre o ocorrido --sua filha Alessandra Aguilar, 17, foi atingida por um brinquedo conhecido como "tufão", que se desprendeu do eixo de sustentação. Além dela, o estudante Victor Oliveira, 16, também morreu após ser atingido. 

São réus os proprietários do parque Maria da Glória Pinto e o filho dela, Leandro Ribeiro Pinto; e o engenheiro responsável pela inspeção, legalização, montagem e manutenção do parque, Luiz Soares Santiago. Eles foram denunciados por homicídio doloso e lesão corporal --as penas variam de 12 a 30 anos de prisão.

Cinco pessoas identificadas como promotores dos eventos que eram realizados no Glória Center chegaram a ser indiciadas pela polícia, mas o Ministério Público não ofereceu denúncia contra os suspeitos.

O acidente

Na madrugada de 14 de agosto do ano passado, o parque Glória Center, em Vargem Grande, zona oeste do Rio, foi palco do acidente que deixou os dois adolescentes mortos. Outros sete jovens que estavam na fila para utilizar o brinquedo ficaram feridos. 

Dois meses antes da tragédia, o jovem Diogo Melo de Paiva, 23, morreu em razão de uma falha no brinquedo "Surf", no mesmo parque. O acidente ocorreu durante a Expo Feira do Tomate, em Paty do Alferes, no sul fluminense.

Em 2006, o adolescente Robson Costa, 14, se feriu após cair do brinquedo "La Bamba", também no Glória Center. Na ocasião, o parque itinerante estava em Abolição, bairro da zona norte do Rio.