Topo

Hospitais de Porto Alegre são autuados por descarte irregular de lixo

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

01/08/2012 20h09

Quatro hospitais de Porto Alegre foram notificados pela Prefeitura de Novo Hamburgo (35 km de Porto Alegre) por depositar 12 toneladas de lixo hospitalar as margens de um arroio no Vale do Sinos.

Cada hospital deve pagar uma multa de R$ 100 mil e recolher os resíduos de uma central de reciclagem, onde estão armazenados provisoriamente, e depositá-los em local adequado. Se o lixo não for recolhido, a multa aumenta para R$ 200 mil.

Uma empresa de desinfecção de material hospitalar e quatro dos maiores hospitais de Porto Alegre, entre eles um particular, foram apontados como pontos de origem do lixo. Entretanto, conforme ressalta o secretário de Meio Ambiente de Novo Hamburgo, Ubiratan Hack, a empresa e os hospitais também podem ter sido vítimas do descarte irregular.

“Mas como o resíduo é gerado por eles, a responsabilidade pela fiscalização do descarte também é deles, que possuem a obrigação da vigilância. Por isso os autuamos”, afirmou.

Segundo o secretário, as instituições se comprometeram em realizar a remoção do lixo até a manhã desta quinta.

O descarte irregular foi comunicado à secretaria por moradores, na segunda-feira (30). Foram encontrados aventais, seringas, bolsas de sangue e frascos de soro. As instituições foram identificadas a partir do número dos lotes impressos nos materiais.

Um procedimento criminal foi instaurado pela Dema (Delegacia do Meio Ambiente). “Aconteceu alguma coisa durante a cadeia de descarte. Esse material foi recolhido, armazenado, mas não foi despejado no local correto”, afirma Hack.

A empresa responsável por transportar o material está sendo investigada pela polícia. Geralmente esse tipo de resíduo é levado à cidade de Sapucaia do Sul, também na região metropolitana. Nenhum responsável pela transportadora foi encontrado para comentar o caso.

A reportagem do UOL tentou contato com os hospitais autuados, mas nenhum representante foi encontrado para se pronunciar sobre a denúncia.