Topo

Dono vai às compras e deixa cadela em carro por mais de 3 horas em shopping de Campinas

Fabiana Marchezi

Do UOL, em Campinas

03/09/2012 15h14Atualizada em 03/09/2012 16h42

Uma cadela sem raça definida de grande porte ficou por cerca de três horas presa dentro de um carro no estacionamento do Shopping Iguatemi, em Campinas (a 94 km de São Paulo), no último sábado (1º), enquanto seu dono fazia compras.

De acordo com a assessoria do shopping, o proprietário do animal entrou no estabelecimento por volta das 17h, segundo o ticket do estacionamento, e só voltou ao veículo às 20h. A Guarda Municipal foi acionada por um cliente do estabelecimento e registrou o caso.

O funcionário público Sidnei Eduardo Padovani, que acionou a GM, ficou revoltado com a situação. “Cheguei ao shopping por volta das 17h e vi o cachorro no carro, no estacionamento descoberto, naquele sol. Quando foi 19h, eu saí do shopping e, para o meu espanto, ele estava lá ainda, sem água, sem comida, em um carro pequeno”, relatou Padovani ao UOL na manhã desta segunda-feira (3).

O funcionário público pediu ajuda em vários lugares, mas ninguém pôde fazer nada. “Já que o animal não pode pedir socorro, eu pedi por ele. Liguei para os Bombeiros, para a polícia e acionei a segurança do shopping, até que consegui que a GM viesse. E só saí de lá quando vi a cadela fora do carro e amparada pelo dono”, contou.

Segundo o guarda que atendeu a ocorrência, ao retornar para o veículo, o economista Carlos Cardoso, dono do animal, ficou espantado com todo aquele tumulto em volta do carro. Ele admitiu o errou e justificou a situação. "Não era para termos demorado tanto. O problema é que tínhamos de fazer umas trocas e acabamos perdendo muito tempo", disse Cardoso. "Ela almoçou conosco em casa, em Bragança Paulista, e depois viemos para cá e a trouxemos para que ela não ficasse sozinha. Ela sempre sai conosco. Nunca a deixamos sozinha e ela não foi abandonada de forma alguma."

O economista ainda contou que o animal foi abandonado na rua ainda filhote, e que ele a resgatou para que ela não fosse atropelada. “Ela é nossa querida. Está conosco há um ano e quatro meses e nunca a deixamos sozinha", afirmou. "Inclusive, ela dorme na nossa cama. O que aconteceu foi realmente um imprevisto por causa da demora no atendimento da loja. Jamais queria tê-la deixado esse tempo todo no carro."

Conforme contou o guarda municipal, os vidros do veículo estavam com um dedo de abertura e o animal parecia estar tranquilo. “Quando viu o dono e ele abriu a porta, a cadela saiu do carro e fez muita festa”, disse.

A assessoria de imprensa do Shopping Iguatemi informou que, assim que soube do caso, com a placa do veículo foi possível identificar que Cardoso é usuário do sistema Sem Parar. Com isso, conseguiu o telefone dele. Porém, as ligações não foram atendidas.

Ainda segundo a assessoria, a entrada de animais de grande porte não é permitida no estabelecimento. Apenas cães de pequeno e médio porte são aceitos, com coleira ou no colo. Procurado pela reportagem, o dono do animal não foi encontrado para comentar o assunto.