Topo

Funcionário morre esmagado por caçamba em estação de produção da Petrobras em Sergipe

Carmópolis está a 48 km de Aracaju - Arte UOL
Carmópolis está a 48 km de Aracaju Imagem: Arte UOL

Janaina Garcia

Do UOL, em São Paulo

12/09/2012 23h18Atualizada em 12/09/2012 23h33

Um acidente em uma estação de produção da Petrobras em Carmópolis, no Estado de Sergipe, causou a morte de um funcionário de uma empresa terceirizada da estatal na tarde desta quarta-feira (12).

De acordo com o Sindipetro, sindicato que representa funcionários terceirizados da petrolífera em Alagoas e em Sergipe, Givaldo Carlos da Silva, 49, foi atingido e esmagado por uma caçamba basculante enquanto trabalhava, por volta das 16h10.

Segundo a diretora do Sindipetro, Gilvani Alves dos Santos, que acompanha o caso, a vítima tem em torno de 49 anos e era natural do município vizinho de São José. “Era funcionário da Produman, uma terceirizada que atua na construção de linhas para a Petrobras. Pelo que fomos informados por um membro da Cipa [Comissão Interna de Prevenção de Acidentes], esse funcionário percebeu que a caçamba não estava na inclinação ideal, desceu da cabine onde estava para ver o que ocorria e, nisso, a caçamba caiu sobre ele”, afirmou a diretora.

Conforme a dirigente sindical, ainda que a entidade não represente os terceirizados da Produman, “era recorrente a falta de segurança dos trabalhadores dessa empresa. Até greve por mais segurança os funcionários de lá já fizeram”.

Nota da Petrobras

Em nota, a Petrobras lamentou o ocorrido e informou que o acidente foi na estação de Bom Sucesso, localizada no campo de Carmópolis. Ainda segundo a nota, a vítima "trabalhava nessa função há nove anos" e "foi atingido pela caçamba-basculante do caminhão, sendo a equipe de saúde da contratada acionada de imediato, vindo a constatar o óbito no local. A Petrobras e a Produman estão prestando toda a assistência à família do motorista. A Polícia Técnica de Sergipe e a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis já foram notificadas oficialmente sobre a ocorrência."

Já na Produman Engenharia, ninguém atendeu os telefonemas na sede da empresa, em Dias D'Ávila (BA). No site, o grupo se identifica como empresa de engenharia "que atua nas linhas de Construção, Montagem e Manutenção Industrial e está no mercado há mais de uma década".