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Azul retoma operações no aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP)

Avião de carga da companhia aérea Centurion Cargo ficou com trem de pouso destruído após aterrisagem e atrapalhou as operações no aeroporto de Viracopos desde sábado à noite - Gustavo Magnusson/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Avião de carga da companhia aérea Centurion Cargo ficou com trem de pouso destruído após aterrisagem e atrapalhou as operações no aeroporto de Viracopos desde sábado à noite Imagem: Gustavo Magnusson/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

15/10/2012 17h39

O avião que bloqueava a única pista do aeroporto de Viracopos, em Campinas (a 93 km de São Paulo), desde a noite de sábado (13), foi retirado por volta das 16h20 desta segunda-feira (15), segundo a Infraero. Após a retirada, a Azul Linhas Aéreas, que opera cerca de 85% dos voos do terminal, informou que suas operações foram restabelecidas às 17h30 de hoje.

"A companhia está empenhada e reunindo esforços para regularizar sua malha aérea o mais breve possível, reacomodando seus clientes da melhor forma", informa o comunicado.

A companhia aérea ainda informa que, embora as operações em Viracopos tenham sido liberadas, atrasos e cancelamentos ainda poderão ocorrer como consequência do processo de regularização. Por conta disso, a empresa pede aos passageiros para que verifiquem o status de seus voos, antes de se dirigir ao aeroporto.

Cancelamentos

A Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) computou, até as 13h30 de hoje (15), o cancelamento de 209 decolagens e 221 pousos no Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos), fechado desde às 19h55 de sábado (13) por causa de um avião de carga, modelo MD-11, da companhia norte-americana Centurion, que teve problemas técnicos na aterrissagem, impossibilitando sua remoção da pista.

De acordo com a Azul, o incidente forçou o cancelamento de 450 voos da empresa, programados até as 17h de hoje.

Trem de pouso de cargueiro quebra ao aterrissar em Viracopos

Fiscais da Fundação Procon de São Paulo estão nos aeroportos de Congonhas (São Paulo) e Viracopos (Campinas) para averiguar se os direitos dos consumidores estão sendo respeitados pelas companhias aéreas.

No caso de atrasos de uma hora, o consumidor tem direito a usar canais de comunicação, como internet e telefone; de duas horas, a empresa deve oferecer alimentação adequada; e superior a quatro horas, o consumidor tem direito à acomodação em local adequado, traslado e, se necessário, serviço de hospedagem, além de reacomodação em outro voo próprio ou de outra companhia; Se desejar, o passageiro pode receber o dinheiro da passagem de volta (incluindo as tarifas).

Check-in da TAM

Além de Viracopos, Congonhas também apresentou problemas na manhã de hoje. A Anac oficiou a TAM para que a empresa preste explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check-in. De acordo com a companhia aérea, o sistema utilizado nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade do início da manhã até as 8h25, atingindo a empresa em todos os aeroportos onde opera. A instabilidade foi causada por problemas no provedor do sistema Amadeus, que afetaram empresas em todo o mundo.

Desde o início das operações, das 6h até as 15h, 44 voos que partiriam de Congonhas saíram com atraso superior a meia hora (32,1 % do total). Até o momento, apenas quatro voos foram cancelados.