Topo

Menino de nove anos cai cinco metros de roda gigante em parque desativado de Teresina

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

15/01/2013 15h00

Um menino de nove anos de idade por pouco não morreu após cair de uma altura de cerca de cinco metros enquanto brincava em cima de uma roda gigante de um parque desativado, em Teresina, na noite dessa segunda-feira (14).

Três crianças estavam no brinquedo no momento do acidente, mas não se machucaram. A cadeira do menino Douglas Barroso de Oliveira despencou e ele ficou desacordado.

A criança foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para o HUT (Hospital de Urgência de Teresina), onde está internado sem previsão de alta.

De acordo com a associação do residencial, o parque teria sido instalado nas festas de fim de ano, depois dedsarmou os brinquedos e seguiu para destino ignorado, deixando montadas as estruturas da roda gigante e de um trem em forma de lagarta.

Em entrevista ao UOL, o presidente da associação do conjunto, Antonio Marcos Santos, afirmou que em dezembro, logo quando o parque começou a ser instalado, solicitou a um dos donos que fosse apresentado o alvará de funcionamento, o que não ocorreu.

“Eles alugaram uma casa para passar a temporada que o parque funcionou aqui no conjunto. Fui várias vezes cobrar o documento, mas sempre ninguém estava ou quando encontrava algum dono no parque davam a desculpa que o alvará estava guardado em casa”, disse Santos.

Reação

Revoltada com o acidente, a população está pretendendo destruir as estruturas de brinquedos deixadas no terreno. Segundo moradores do conjunto, o parque não possuía nome.

“Se ficar como está poderão ocorrer outros acidentes iguais a esse de ontem, pois as crianças não têm área de lazer para brincar e aproveitam para se divertir nessas estruturas velhas e sem proteção alguma”, disse o presidente da associação.

O conjunto Sigefredo Pacheco 1, fica localizado na zona leste de Teresina e foi construído por meio do programa Minha Casa, Minha vida. Foram construídos 1.195 imóveis, e, segundo a associação do conjunto, possui quase cinco mil moradores.

O UOL entrou em contato com a SDU Leste (Superintendência de Desenvolvimento Urbano), responsável pela fiscalização de parques em Teresina, mas ninguém soube informar se alguma equipe havia ido ao local verificar as instalações ou se ainda vão desmontar as estruturas da roda gigante e do trem abandonados pelo parque.