Topo

Governo do DF construirá estacionamento subterrâneo pago na Esplanada dos Ministérios

Camila Campanerut

Do UOL, em Brasília

31/01/2013 18h28Atualizada em 31/01/2013 18h31

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT), se reuniu na tarde desta quinta-feira (31) com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), para anunciar que o projeto para a construção de um estacionamento subterrâneo sob a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, está concluído e que, em até três meses, deverá publicar o edital para fazer licitação da obra.

“Vamos trabalhar para em dois ou três meses estar com esse edital na rua (...). É uma obra grande. São quatro pavimentos. Acredito que uns dois ou três anos são o suficiente para concluir a obra”, afirmou o governador.

De acordo com Queiroz, o estacionamento será pago e terá capacidade para 10 mil veículos, mas ele não adiantou quanto seria o valor médio a ser pago pelos usuários.

Atualmente, toda a extensão do canteiro central da Esplanada dos Ministérios – que vai da rodoviária até a Praça dos Três Poderes – serve de estacionamento gratuito para servidores e demais trabalhadores das redondezas. Com o estacionamento pronto, o governo local deverá impedir que a área seja utilizada.

A construção será feita a partir de uma parceria público-privada. No projeto, haverá espaço para a instalação de estabelecimentos comerciais e agências bancárias.

Marco Maia destacou que o objetivo da obra é diminuir a carência de estacionamentos no centro da capital federal. “Há uma carência de algo em torno de 7,5 mil vagas”, afirmou.