Topo

Chuva no DF causa pane no sistema de passaportes da Polícia Federal; SP volta ao normal

Do UOL, em São Paulo

25/02/2013 10h05Atualizada em 25/02/2013 11h39

Uma pane elétrica nos sistemas da Polícia Federal em Brasília afetou o sistema de agendamento e emissão de passaportes em parte do país nesta segunda-feira (25). É a terceira vez no ano que os sistemas apresentam problemas. Diariamente, são emitidos em todos os Estados cerca de 8.000 passaportes.

Os Estados mais afetados haviam sido São Paulo e Rio de Janeiro. No Rio, às 11h30, a situação ainda não havia normalizado. Às 11h35, em São Paulo, o sistema já estava restabelecido, segundo a assessoria de imprensa da superintendência da PF paulista --que responde por cerca de 40% da emissão de passaportes em todo o país.

A orientação da PF a quem tinha agendamento para hoje é retornar aos postos ao longo desta semana com o comprovamente do agendamento com a data perdida.

De acordo com a assessoria da PF, a pane foi causada por uma tempestade que atingiu a capital federal nesta madrugada, por volta das 4h. O órgão informou que nem todos os Estados foram afetados, mas ainda não há um balanço completo que dê o panorama geral do problema.

Segundo a assessoria, também não é possível informar ainda se apenas a emissão e o agendamento de passaportes foram afetados. A previsão é que o sistema volte à ativa "nas próximas horas".

Terceira pane de 2013

A pane de hoje nos sistemas da PF que afeta serviços como emissão de passaportes é a terceira desde o começo de 2013. A última havia sido em 24 de janeiro, quando uma pane em um equipamento da PF também em Brasília afetou o sistema de agendamento, emissão e entrega e passaportes em todo o país e abrangeu também o agendamento e o atendimento relacionados ao registro de estrangeiros.

A outra pane, no último dia 16, afetou a emissão de passaportes e foi resolvida no mesmo dia.