Topo

Em meio à disputa judicial com Correios, Embaixada dos EUA diz ter devolvido 99 mil passaportes

Do UOL, em São Paulo

28/12/2012 19h44

A Embaixada dos Estados Unidos do Brasil informou nesta sexta-feira (28), em nota, ter devolvido de 99.480 passaportes que foram sendo retidos a partir de 26 de outubro deste ano, quando a Justiça Federal de São Paulo concedeu liminar aos Correios impedindo que a Missão Diplomática norte-americana distribuísse os documentos por meio das empresas CSC e DHL Brasil.

No Brasil, os Correios detém o monopólio de distribuição de postais e cartas. A decisão liminar, da 8ª Vara da Justiça Federal de São Paulo, foi suspensa temporariamente em 30 de novembro, quando os passaportes voltaram a ser entregues pela DHL Brasil ou retirados pelos donos nos Centros de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV).

Para acelerar a distribuição de passaportes, os centros passaram a oferecer, aos solicitantes de visto que marcaram entrevistas após 10 de dezembro, a opção de retirar os passaportes pessoalmente. Os CASVs também funcionaram durante o final de semana antes do Natal para que mais solicitantes retirassem seus passaportes.

Segundo a missão diplomática, ainda restam passaportes nos centros, que precisam ser retirados pelos donos. Os que solicitaram o visto antes de 10 de dezembro ainda precisam agendar uma data para retirar seus documentos no CASV designado ou solicitar que os passaportes sejam devolvidos em domicílio.

De acordo com a missão diplomática, o serviço de distribuição de passaportes ainda enfrenta problemas e não está funcionando da mesma maneira que antes da decisão liminar.