Topo

Após interrupções em fornecimento de energia em estação, pode faltar água no Rio e região metropolitana

Do UOL, no Rio de Janeiro

25/02/2013 10h51Atualizada em 25/02/2013 11h22

A Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) informou nesta segunda-feira (25) que, devido a quatro interrupções no fornecimento energia elétrica na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu, os moradores do Rio de Janeiro e região metropolitana devem economizar água nas próximas 72 horas, sob o risco de ficarem sem abastecimento.

Segundo a Cedae, a Light interrompeu o fornecimento de energia às 22h55 de sexta (22), à 1h e às 23h01de sábado (23), e às 22h50 de domingo (24). A estação do Guandu é responsável pelo abastecimento de toda a capital do Rio e de 85% da Baixada Fluminense.

“Em dezembro de 2012 a Cedae também sofreu diversas vezes com interrupções no fornecimento de energia e, na ocasião, levamos o assunto à direção da Light, questionando as razões da sequência de interrupções. Agora, como o assunto é recorrente, a direção da Cedae voltará a encaminhar o assunto à Aneel”, afirmou o presidente da companhia, Wagner Victer.

A Cedae informou ainda que a Light deve apresentar um plano para evitar a repetição desses problemas ainda nesta semana. De acordo com a Light, técnicos foram encaminhados para fazer uma inspeção nas linhas que atendem à estação para identificar as causas das interrupções de energia e o assunto é tratado como prioridade para assegurar o abastecimento de água.

Consumidores especiais, como hospitais, terão esquema especial de atendimento pela Cedae até a noite de quarta-feira (27).