Topo

Falta d'água pode afetar cerca de nove milhões de pessoas no Rio de Janeiro

Do UOL, em São Paulo

26/02/2013 02h28Atualizada em 26/02/2013 09h22

Cerca de nove milhões de pessoas podem ser afetadas pela falta d'água no Rio de Janeiro causada por um problema ocorrido na ETA (Estação de Tratamento de Água) do Guandu, na zona oeste da capital fluminense. O abastecimento só deve ser totalmente normalizado na próxima quinta-feira (28).

A estação do Guandu é responsável pelo abastecimento de toda a capital do Rio e de 85% da Baixada Fluminense, atendendo cerca de nove milhões de pessoas.

A Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) teve de encerrar mais cedo o expediente desta segunda-feira (25), por volta das 16h, em função da falta de água.

Em nota, a Cedae (Companhia Estadual de Água e Esgoto) informou que a região metropolitana do Estado, em especial a capital e a Baixada Fluminense, está sendo prejudicada. A empresa não divulgou a relação dos bairros afetados.

De acordo com a Cedae, quatro interrupções de energia elétrica afetaram a ETA do Guandu no fim de semana, paralisando o abastecimento de água.

Segundo a companhia, a Light, uma das concessionárias que distribuem energia elétrica do Rio de Janeiro, interrompeu o fornecimento de luz às 22h55 de sexta-feira (22), à 1h e às 23h01 de sábado (23), e às 22h50 de domingo (24).

A empresa recomenda que os moradores economizem água nas próximas 72 horas, sob o risco de ficarem sem abastecimento.

"Em dezembro de 2012 a Cedae também sofreu diversas vezes com interrupções no fornecimento de energia e, na ocasião, levamos o assunto à direção da Light, questionando as razões da sequência de interrupções. Agora, como o assunto é recorrente, a direção da Cedae voltará a encaminhar o assunto à Aneel", afirmou o presidente da companhia, Wagner Victer.

De acordo com a Light, técnicos foram encaminhados para fazer uma inspeção nas linhas que atendem à estação para identificar as causas das interrupções, e o assunto é tratado como prioridade para assegurar o abastecimento.