Topo

Homem é preso em flagrante após matar ex-genro em igreja de Porto Alegre

Lucas Azevedo

Do UOL, em Porto Alegre

17/03/2013 12h31Atualizada em 17/03/2013 15h37

Por volta das 11h deste domingo (17), um homem disparou quatro tiros contra outro dentro da Paróquia Santa Rita de Cássia, no bairro Guarujá, zona sul de Porto Alegre. José Evandro Saldanha Rodrigues, 35, morreu na hora. O autor dos disparos é o ministro de eucaristia da igreja, o oficial reformado do Exército Luis Francisco Goulart Porto, 55, ex-sogro da vítima.

Segundo informações de testemunhas do crime, no final da cerimônia, Rodrigues se sentou ao lado de Porto, em um banco no centro da igreja. Após discussão, os dois levantaram e o aposentado sacou um revolver calibre 38 da pochete que carregava na cintura. O primeiro tiro foi dado na cabeça da vítima, que caiu na hora. Depois, Porto atirou mais três vezes em direção ao corpo caído.

Houve correria no local. O atirador guardou a arma e deixou a igreja correndo. Alguns fiéis o perseguiram, mas ele encontrou refúgio na casa de um vizinho da igreja. "Eles iam linchar ele. Imagina, atirar dentro de uma igreja cheia em dia de batizado", comentou Julio Cesar Bernardes, uma das primeiras pessoas a chegar perto do corpo de Rodrigues. "Ele já não tinha pulso."

De acordo com a Polícia Militar, Porto já havia registrado diversas ocorrências contra Rodrigues por ameaças recebidas, desde que ele  se separou de sua filha, com quem tem dois filhos, há cerca de três anos. "A gente ouvia falar dessa rixa, mas não sabia que era tão séria", comentou o padre Moisés. No momento dos disparos, a cerimônia já havia terminado. Entretanto, dezenas de pessoas ainda estavam dentro da igreja, esperando a realização de seis batizados.

A igreja estava particularmente cheia hoje, devido à visita de três ônibus de fiéis vindos da serra gaúcha. "Deveria ter umas 300 pessoas. As que estavam perto do altar no momento dos tiros correram par a sacristia. As outras saíram correndo pela porta da igreja", afirmou um funcionário da paróquia que preferiu ter o nome preservado.

O autor dos tiros foi preso em flagrante e, por volta das 12h, prestava depoimento na delegacia.