Topo

Ministério da Defesa analisa pedido de ponte provisória para Angra dos Reis

Do UOL, em São Paulo

25/03/2013 16h20

Cerca de 3.000 moradores do bairro Banqueta, em Angra dos Reis (RJ), seguem parcialmente ilhados após fortes chuvas terem provocado o desabamento da ponte da Banqueta na madrugada deste domingo (24). A prefeitura de Angra dos Reis solicitou ao Ministério da Defesa a instalação, pelo exército, de uma ponte metálica provisória. Segundo o subsecretário municipal de Comunicação, Klauber Valente, o pedido passou pelo governo do Estado e está em análise no ministério. "A ponte é vital para a comunidade, que é muito numerosa. Essa seria uma alternativa provisória, já que não há tempo hábil para construção de uma nova ponte", disse Valente.

De acordo com o subsecretário, a ponte da Banqueta tinha 21 anos de existência e ruiu por falta de manutenção. A Defesa Civil de Angra dos Reis diz que a ponte apresentava problemas desde janeiro deste ano e que estava interditada para a passagem de veículos desde o dia 17 de março, quando sua cabeceira veio abaixo.

No momento, a travessia do rio Banqueta é feita apenas por pedestres por uma ponte improvisada pela Defesa Civil e pelo Corpo de Bombeiros. O rio divide o bairro em duas partes, sendo que o lado mais populoso da comunidade rural conta com acesso à rodovia Rio-Santos. Segundo a Defesa Civil, estavam sendo realizadas obras de recuperação no local antes da estrutura desabar. 

Veja também

Recursos para obras

A prefeitura de Angra dos Reis diz que conseguiu a liberação por parte do Governo do Estado de R$ 7 milhões para obras de reconstrução de pontes e recapeamento de asfalto. 

Segundo nota da prefeitura, o acordo foi feito após conversa, neste domingo (24), da prefeita de Angra dos Reis, Conceição Rabha, com o governador Sérgio Cabral e com vice-governador, Luiz Fernando Pezão. A prefeitura diz que já está preparando os documentos necessários e que a verba deverá estar disponível ainda nessa semana. 

Nesta terça-feira (25) Rabha vai até Brasília para se reunir com representantes do Ministério da Integração Nacional e de outros setores em busca de recursos. O município estima em R$ 94 milhões as perdas causadas pelas chuvas registradas na cidade desde o início do ano. 

Queda de barreiras e alagamentos

A chuva que atingiu a região da Costa Verde do Rio de Janeiro na madrugada deste domingo provocou quatro deslizamentos de terra na cidade de Angra dos Reis. A Rio-Santos ficou parcialmente interditada na altura da curva da praia de Monsuaba, devido à queda de barreira.

De acordo com a prefeitura, não há pessoas desalojadas e ninguém ficou ferido. O bairro Bracuhy foi um dos mais atingidos pelos alagamentos. Algumas pessoas tiveram de ser alojadas em uma escola, mas já retornaram às suas casas.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ministério da Defesa analisa pedido de ponte provisória para Angra dos Reis - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano