Topo

Tremor de terra é sentido em Montes Claros (MG); bombeiros não relatam feridos

Rayder Bragon

Do UOL, em Belo Horizonte

18/04/2013 09h22

Um forte tremor de terra foi sentido por volta das 7h15 da manhã desta quinta-feira (18) por moradores da cidade de Montes Claros (417 km de Belo Horizonte), no norte do Estado de Minas Gerais. De acordo com o Corpo de Bombeiros da cidade, várias pessoas entraram em contato com a corporação relatando terem se assustado com o fenômeno. No entanto, de acordo com a sala de operação dos militares, não há informação sobre pessoas feridas.

Há, segundo o setor, um pedido para vistoria em um imóvel que apresenta rachaduras, mas não a princípio, ainda não há como ligá-las ao tremor ocorrido na cidade.Pessoas relataram terem sentido os vidros das janelas das casas vibrarem, bem como utensílios domésticos, como copos e panelas. O Observatório Sismológico da Universidade Federal de Brasília ainda não divulgou a magnitude do tremor nem onde foi o epicentro dele.

Tremores de terra na cidade de Montes Claros são recorrentes. O último foi registrado pelo observatório no dia 23 de dezembro do ano passado. O tremor alcançou 2,7 na escala Richter. Em 19 de dezembro do ano passado, a cidade registrou dois outros tremores de terra mais fortes. De acordo com o observatório sismológico, o primeiro foi registrado às 2h54 da madrugada e alcançou 3,8 graus.

O segundo, às 3h31, foi de 3,9 na mesma escala. O epicentro foi detectado como sendo na cidade. Na ocasião, segundo o Corpo de Bombeiros, foram recebidas aproximadamente 500 ligações de moradores assustados com os abalos. Ao todo, foram feitas dez vistorias em imóveis da cidade.

Devido ao tremor, parte da cidade ficou sem energia elétrica. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), as vibrações causadas pelo primeiro tremor fizeram com que dispositivos de segurança desligassem um dos transformadores da subestação Montes Claros, causando falta de energia elétrica também nos municípios mineiros de Grão Mogol, Cristália, Botumirim, São João da Lagoa, São João do Pacui e Coração de Jesus.

Apenas em 2012, segundo a Defesa Civil de Montes Claros, ocorreram 177 abalos sísmicos no município, sendo que cerca de 20 deles foram sentidos pela população em alguma parte da cidade.