Topo

Procon do Rio multa Light em R$ 2,3 mi após falta de luz em 18 bairros

Do UOL, no Rio

07/05/2013 18h54Atualizada em 07/05/2013 19h04

A Light, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica no Rio de Janeiro, será multada em R$ 2,3 milhões pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor após ter deixado sem luz mais de cem mil moradores e comerciantes em pelo menos 18 bairros da cidade. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pelo Procon do Rio.

Segundo o órgão, há bairros nos quais a interrupção no fornecimento de energia já dura mais de 30 horas. O problema ocorreu por conta do temporal e do forte vendaval que provocaram estragos na segunda-feira (6). Há relatos, de acordo com o Procon, de doentes que tiveram a medicação estragada por falta de armazenamento adequado.

Também será encaminhado ao Ministério Público uma notificação para solicitar a abertura de uma ação civil pública contra a empresa. A ação seria fundamentada no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor: "Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos".

Procurada pelo UOL, a Light afirmou que ainda não foi notificada sobre a multa aplicada pelo órgão. A empresa argumenta que a situação pode ser classificada como "atípica", e disse que o serviço já foi normalizado.

"Tivemos uma grande quantidade de interrupção no fornecimento em um curto intervalo de tempo, com ocorrências graves e complexas, o que dificultou o rápido restabelecimento da energia", disse o diretor de distribuição da Light, José Humberto Castro.