Topo

Jovem é preso após polícia achar celular que tinha foto dele ao lado de plantação de maconha

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana (SP)

23/05/2013 15h34

Dois homens foram presos, na manhã desta quinta-feira (23), depois que fotos tiradas pelo celular de um deles denunciaram que ambos eram os responsáveis pelo cultivo de uma plantação de maconha em uma chácara de Sumaré (118 km de São Paulo). O celular foi perdido ontem, em frente ao canil da GM (Guarda Municipal), que identificou o crime pelas imagens armazenadas no aparelho.

Um patrulheiro achou o celular e, ao procurar nos contatos algo que identificasse o proprietário do telefone para que o objeto fosse devolvido, deparou-se com as fotos, onde o rapaz aparece ao lado de pés de maconha. Em algumas imagens, segundo os guardas, ele aparece sorrindo e “acariciando” as plantas.

Os guardas fizeram então o contato com o dono do aparelho, que tem 23 anos. O jovem marcou de ir então à sede do canil para buscar o celular e, ao chegar ao local, na manhã de hoje, foi questionado pelos sobre os pés de maconha.

Ele confirmou aos guardas que plantava o entorpecente e que a foto era mesmo de pés de maconha, mas disse que tinha parado com o cultivo no ano passado e que no local, que ficava em uma zona rural da cidade, não havia mais nada.

“Foi uma história estranha, e nós não acreditamos”, disse o patrulheiro Marcelo Betim.

O guarda disse ainda que foram feitas buscas e a plantação foi localizada em uma chácara, cuja fachada também aparecia nas imagens do celular.

Com a confirmação,o jovem recebeu voz de prisão e foi levado ao 1º DP (Distrito Policial) da cidade. O dono do imóvel onde a plantação foi encontrada também foi preso.

O caso foi registrado como tráfico de drogas e associação para o tráfico e, se condenados, a pena de ambos pode pegar de seis a 21 anos de prisão.

 reportagem questionou à polícia se os indiciados já haviam indicado advogado, mas, até fechamento desta reportagem, eles ainda não tinham constituido representantes.