Topo

Preso morre após tentar retirar maconha da garganta com escova de dentes em Mirandópolis (SP)

José Bonato

Do UOL, em Ribeirão Preto (SP)

11/06/2013 12h51

Um presidiário de 32 anos que engoliu acidentalmente uma escova de dentes ao tentar retirar uma porção de maconha entalada na garganta morreu nessa segunda-feira (10), na Santa Casa de Araçatuba (527 km de São Paulo).

Sandro Arruda Mello estava cumprindo pena em regime semiaberto numa penitenciária de Mirandópolis (594 km de São Paulo) quando, na madrugada do dia 4, comunicou a um funcionário que estava engasgado.

A maconha foi engolida quando Mello trabalhava na parte externa do presídio, no dia 4, terça-feira. Ao voltar para a cela, à tarde, ele teria tentado retirar a droga com o uso da escova dental, que quebrou e acabou entalada.

Transferido ao hospital local, Mello foi submetido a uma traqueostomia (abertura de um orifício na traqueia para facilitar a respiração). No dia seguinte, o detento foi transferido para a Santa Casa de Araçatuba.

No hospital, segundo a assessoria de imprensa, Mello ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar de um “quadro grave de infecção do mediastino (uma das cavidades do tórax)”.

De acordo com o hospital, a escova de dente atravessou a garganta do paciente e perfurou o esôfago, no qual ficou fixada na altura do peito. Mello foi submetido a uma cirurgia para retirada do objeto e “tratamento da parte perfurada no esôfago”.

Investigação

A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) informou que o caso vai ser investigado pela polícia, mas não revela o motivo pelo qual o rapaz cumpria pena em Mirandópolis nem a quantidade de maconha que ele ingeriu.