Topo

Polícia do Rio abre inquérito para investigar fraude em cemitérios da cidade

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

08/07/2013 13h11

A Delfaz (Delegacia Fazendária) instaurou um inquérito para investigar crimes contra a administração pública em três cemitérios do Rio do Janeiro. Agentes da delegacia e peritos do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli) vão percorrer nesta segunda-feira (8) os cemitérios São João Batista, em Botafogo, na zona sul, Cacuia, na Ilha do Governador, e São Francisco Xavier, no Caju, ambos zona norte, a fim de fazer a perícia dos túmulos e intimar os envolvidos.

Funcionários da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, que administra os 13 cemitérios públicos da cidade, são suspeitos de vender sepulturas construídas sem autorização da prefeitura. A denúncia foi feita pelo Fantástico, da TV Globo, neste domingo (7). 

A fraude envolve a ocupação de túmulos supostamente abandonados, construção de jazigos irregulares, falsificação de documentos e sonegação fiscal. Os preços das sepulturas variam com a localização e podem chegar a mais de R$ 300 mil.

A Prefeitura do Rio afirmou que está insatisfeita com os serviços prestados pela Santa Casa e que fará uma nova licitação no segundo semestre de 2013. A reportagem ainda não conseguiu contato com a Santa Casa.