Lotado de peregrinos, aeroporto no Rio tem fila de mais de 400 m para check-in

Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude dormem no aeroporto do Galeão um dia após o fim do evento católico - Júlia Affonso/UOL
Peregrinos da Jornada Mundial da Juventude dormem no aeroporto do Galeão um dia após o fim do evento católico Imagem: Júlia Affonso/UOL

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

29/07/2013 09h37Atualizada em 29/07/2013 12h28

A fila do check-in da Gol no Aeroporto Internacional Tom Jobim, na Ilha do Governador, zona norte do Rio de Janeiro, tinha mais de 400 metros no final da manhã desta segunda-feira (29), primeiro dia após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude. A fila saía do terminal 1 e seguia pelo corredor de acesso ao terminal 2. Por volta das 12h20, a fila estava com cem metros.

Os discursos do papa na Jornada

• Papa Francisco critica discussão sobre liberação das drogas

• Papa chama dinheiro, poder, sucesso e prazer de ídolos passageiros

• Francisco apela a jovens para que lutem contra injustiça e 'nunca desanimem' diante da corrupção

Segundo um funcionário da Infraero, a fila é causada pelo excesso de passageiros. "Os jovens da Jornada estão chegando em grupos e ao mesmo tempo. Ainda tem o pessoal voltando de férias", disse.

Procurada, a Gol informou que o movimento intenso é "decorrente do retorno dos clientes que foram à Jornada Mundial da Juventude e também da antecedência, acima de três horas, que estão chegando para despachar as bagagens".

A companhia disse ainda que, apesar do grande movimento, o atendimento aos clientes está ocorrendo normalmente.

"Além disso, ressalta que os pequenos atrasos em voos registrados no aeroporto são reflexos das más condições meteorológicas que ocasionaram o fechamento de algumas bases durante a manhã de hoje".

As filas da AirFrance e da TAM também estavam acima da média, aumentando conforme os peregrinos vão chegando aos terminais.

Cerca de 50 agentes da Polícia Federal fazem uma ronda de fiscalização nas áreas de embarque e desembarque do aeroporto. Os policiais fiscalizam bagagens suspeitas de carregarem bombas e armas.

Plantão peregrino

Um grupo de 60 peregrinos da Venezuela que esteve no Rio dormiu no aeroporto para ter a certeza de que não deixariam de embarcar. Os fiéis chegaram às 23h de domingo (28) para pegar um voo às 11h desta segunda-feira (29).

"Estávamos hospedados em Niterói [na Região Metropolitana do Rio]. Como somos muitos, resolvemos dormir aqui para não perdermos o voo", contou a assistente social Nohely Bellido, 26. "Foi uma experiência muito boa. Mas passamos muito frio, não esperávamos este tempo. Estou voltando gripada."

O argentino Santiago Merlino, 26, chegou às 8h30 para pegar um voo às 14h, para Buenos Aires, na Argentina. No grupo em que ele estava, com cerca de 20 peregrinos, os fiéis embarcavam em horários diferentes.

"Viemos cedo porque uma menina tem um voo às 10h. Estávamos hospedados em uma paróquia em Campo Grande [zona oeste] e resolvemos vir todos juntos", contou.

Quatro peregrinos de Porto Rico reclamaram do tempo de espera na fila do check-in. Segundo o estudante Domingo Sadurni, 18, eles esperavam na fila havia uma hora e meia, por volta das 9h40.

Veja a íntegra do discurso de despedida do papa no Brasil

"Chegamos cedo para não pegar tumulto e estávamos na parte da frente da fila. De repente, pelo menos 30 pessoas que tinham voos mais cedo do que o nosso passaram na nossa frente", contou o jovem, que embarca rumo a São Paulo às 11h50 com um grupo de 11 peregrinos.

No setor de desembarque do terminal 1, um grupo de 160 peregrinos da Ilha de Guadalupe, no Caribe, "acampou" no aeroporto. Eles chegaram ao local às 2h. "Vamos todos no mesmo voo, às 13h. Achamos melhor chegar cedo", disse uma das peregrinas.

"O Brasil não está preparado para eventos de grande porte e, pelo visto, o aeroporto também não. Tem muita gente e poucos guichês de check-in", disse o estudante Cleiton de Jesus Santos, 16, que, às 11h, esperava na fila havia uma hora.

Movimento 35% maior

O retorno dos peregrinos que participaram da Jornada deve causar um aumento próximo a 35% no número de passageiros dos aeroportos Santos Dumont e Galeão/Antônio Carlos Jobim, segundo informações da Infraero.

São esperados 100 mil passageiros nos dois aeroportos somente hoje --a média diária nos dois aeroportos em 2012 ficou em 74 mil passageiros.

O esquema colocado em ação desde o dia 19 será mantido nesse início de semana, com reforço de 30% no efetivo, nos setores de operações, manutenção, segurança e atendimento.

A área de acolhimento Fun Zone, criada no setor C do terminal de passageiros 1 do Galeão, continuará em operação até terça-feira (30) para atender os peregrinos que precisarem de apoio no retorno para casa.

Desde a inauguração, no dia 15, até a última sexta-feira (26), 12 mil pessoas haviam passado pelo local, que tem internet sem fio grátis, poltronas, lanchonete e balcão de informações.

A orientação para quem vai deixar o Rio por via aérea é chegar com antecedência ainda maior aos aeroportos. A recomendação padrão é de uma hora para voos domésticos e de três horas para voos internacionais.

A Infraero espera picos de fluxos de passageiros nesta segunda-feira, mas ainda não tem um balanço sobre o incremento provocado pela realização da Jornada Mundial da Juventude na capital fluminense.

Rodoviária também tem reforço

A rodoviária do Rio de Janeiro também manterá seu esquema de reforço, com ônibus extras, de acordo com Gabriel Rodrigues de Oliveira, encarregado de operações. Ele não soube informar números, mas disse que as equipes operacionais e de segurança continuam com o aumento nos efetivos que esteve em vigor durante a semana da Jornada.