Energia começa a ser restabelecida nos Estados do PI, AL, BA, PE e PB
O apagão que afetou a região Nordeste na tarde desta quarta-feira (28) afetou todos os 326 municípios gerenciados pelo sistema Eletrobras. Eles se concentram nos Estados do Piauí (224 cidades) e de Alagoas (102). O problema foi registrado às 15h15. No Piauí, o apagão durou 55 minutos --a energia foi restabelecida às 16h10. Às 16h45, a energia começou a ser restabelecida na capital alagoana, Maceió.
Você Manda
Sua cidade foi afetada pelo apagão? Você foi prejudicado de alguma maneira e fez um registro? Envie fotos para vocemanda@uol.com.br
Em Teresina, por exemplo, a agente Luzia Silva, da Central de Flagrantes da cidade, informou que a energia voltou por volta das 16h15.
Em Salvador, a energia começou a ser restabelecida às 16h40. Em função de semáforos apagados, no entanto, o trânsito na capital baiana ainda é complicado. A situação por lá comprometeu também as operadoras de telefonia móvel Tim, Claro, Vivo e Oi na Bahia. Os usuários estão sofrendo problemas de falta de sinais e chiados nas ligações.
Aos poucos, a partir das 16h40 a energia foi sendo reativada em alguns bairros de João Pessoa, capital da Paraíba. O trânsito na cidade ficou complicado, com todos os semáforos apagados.
O apagão começou a ser revertido também em cidades do Estado de Pernambuco. De acordo com o portal NE10, cerca de uma hora após o apagão, internautas relatam que a energia está restabelecida em vários pontos da região metropolitana do Recife. A Celpe (Companhia Energética de Pernambuco) confirmou a informação e investiga quais lugares estão com a energia normalizada.
Previsão de normalização
Último apagão no Nordeste
Na madrugada do dia 26 de outubro de 2012, o Nordeste e parte do Norte do país sofreram um apagão. O incêndio em um equipamento entre as subestações de Colinas (TO) e Imperatriz (MA) foi a causa do desabastecimento de energia.
Segundo a ONS, 11 Estados ficaram sem luz: os nove Estados do Nordeste; no Norte, os Estados do Tocantins e do Pará foram parcialmente atingidos.
Às 16h20, a assessoria da Chesf (Companhia de Hidroelétrica do São Francisco) em Recife deu a primeira previsão de volta à normalidade. Segundo a companhia, o retorno da energia pode acontecer até as 18h30.
De acordo com o superintendente de Operações da Chesf, João Henrique Franklin, todo o Nordeste está com falta de energia elétrica. O problema ainda não foi identificado, mas teve início às 15h08 de hoje.
A falta de energia afetou todos os semáforos de Maceió e deixou o trânsito na capital complicado. A Câmara de Vereadores de Maceió anunciou, no Twitter, que precisou suspender a sessão devido ao apagão.
Apagão foi de "grande porte", diz operadora
O apagão que afetou Estados no Nordeste a partir das 15h03 desta quarta-feira (28) foi considerado de "grande porte" pela Chesf (Companhia Hidro Elétrica do São Francisco). A empresa ainda trabalha para restaurar a energia e apurar as causas do blecaute. O Operador Nacional do Sistema (ONS) também está investigando as causas do desligamento por meio do Centro Nacional da ONS, em Brasília.
Ainda conforme a ONS, por meio de sua assessoria de imprensa, a energia de sete capitais do Nordeste havia sido restabelecida às 16h30. A assessoria da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) disse que a luz voltou em alguns bairros do Recife. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para a Região Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h de hoje. (Com informações de Aliny Gama e Carlos Madeiro, em Maceió, Marcelo Barreto, em Salvador, e dos portais Correio e NE 10)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.