Bilhete Único Mensal não trará vantagem para quem usa trem e metrô, diz Prefeitura de SP
A pouco mais de três semanas para entrar em vigor em São Paulo, o Bilhete Único Mensal não oferecerá vantagens ao usuário que precisa também de metrô ou trem em seus deslocamentos no transporte público.
Segundo a SPTrans (São Paulo Transportes) e a Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo, o motivo é a falta de integração entre os três meios no novo modelo, considerado a principal bandeira de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT).
Da forma como entrará em vigor no próximo dia 30, o usuário pagará R$ 140 por mês --valor equivalente a cerca de 46 viagens de ônibus-- e terá acesso a viagens ilimitadas de ônibus neste período. No entanto, caso precise utilizar trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), ele terá de desembolsar outros R$ 3 em cada viagem desses sistemas.
Hoje, com o Bilhete Único, a integração custa R$ 4,65: R$ 3 na passagem de ônibus e R$ 1,65 no transporte sobre trilhos, ou vice-versa, válida por um período de até duas horas.
Prefeitura diz que "morador típico" de SP é que será beneficiado
Os detalhes sobre o funcionamento do novo Bilhete Único Mensal foram divulgados nesta quinta-feira (7) durante entrevista coletiva com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e o diretor de gestão e controle financeiro da SPTrans, Adauto Farias.
Tatto admitiu que o novo modelo de Bilhete Único vai beneficiar "tipicamente o morador da cidade de São Paulo", ou ao menos aquele que se desloca apenas nos limites da cidade e não utiliza o transporte sobre trilhos.
Tanto o secretário quanto o diretor atribuíram ao governo do Estado o fato de não haver integração com metrô e trem no Bilhete Único Mensal.
"Eles são muito lentos", afirmou Tatto, para quem a decisão "é política". "Se a pessoa usa todo dia o ônibus e o metrô, será mais vantajoso que ela continue no Bilhete Único [do modelo já existente]. O ideal é que a integração fosse imediata."
Conforme o diretor da SPTrans, o Bilhete Único Mensal integrado à CPTM e ao Metrô teria um custo estimado de R$ 220 (um acréscimo de R$ 80 ou cerca de 57% a mais em relação à tarifa que será cobrada por mês no novo Bilhete Único).
Até o último dia 5, afirmou Farias, cerca de 120 mil usuários se cadastraram para optar pelo Bilhete Único Mensal.
Eles serão chamados por e-mail na semana de 22 a 26 de novembro para retirarem o cartão em um dos 40 postos da SPTrans na cidade.
A Secretaria Estadual de Transportes Metropolitanos foi procurada para comentar o posicionamento do governo municipal de São Paulo, mas, até esta publicação, não havia respondido o pedido.
Cadastro
Desde abril, os usuários do transporte municipal já podem fazer o cadastramento para o Bilhete Único Mensal.
A fim de evitar fraudes, segundo a administração municipal, o cadastramento será feito exclusivamente por meio do site da SPTrans .
Os cartões de Bilhete Único que atualmente estão sendo utilizados por usuários de ônibus municipais em São Paulo não irão servir na modalidade do Bilhete Único Mensal, mas continuam valendo.
ENTENDA O NOVO SISTEMA
1º passo | O usuário se cadastra na internet para receber o Bilhete Único Mensal |
2º passo | Cadastrado, ele vai pagar um valor de R$ 140 por mês. Em troca, pode usar o bilhete para viagens ilimitadas durante 30 dias. |
3º passo | O Bilhete Único Mensal funcionará como o atual cartão, mas para impedir fraudes a prefeitura quer que as catracas dos ônibus tenham leitores biométricos (de impressão digital) |
Com isso, os passageiros terão de fazer um novo cartão, que será fornecido pela prefeitura de forma gratuita.
Como fazer o credenciamento
Os usuários deverão informar seus dados de identificação e endereço e enviar uma foto. O cartão será enviado pelo Correio.
Além do cadastramento na internet, a prefeitura fará o cadastramento de forma presencial em postos das SPTrans e em outros locais a serem definidos.
A fase de cadastramento será permanente, mesmo após o Bilhete Único Mensal entrar em vigor.
O cartão do Bilhete Único Mensal poderá ser carregado pela internet, com cartão de crédito ou em postos físicos da SPTrans.
Caso perca o cartão, o usuário terá de pagar um valor equivalente a sete tarifas vigentes para ter a segunda via (atualmente este valor seria de R$ 21). No caso de estudante, que paga metade da passagem, valor será de dez viagens (R$ 15). (Com Estadão Conteúdo)
SAIBA TUDO SOBRE O BILHETE ÚNICO MENSAL
COMO ADQUIRIR? Para obter o Bilhete Único Mensal será necessário fazer o cadastramento junto à SPTrans, que começa em 15 de abril próximo. Incialmente, o cadastro será feito apenas pela internet. Posteriormente, o cadastramento também será feito em postos autorizados. O cartão será enviado pelos Correios ou poderá ser retirado em postos da SPTrans. | COMO SE CADASTRAR? O usuário terá que fornecer dados de identificação e o endereço. Também será necessário enviar uma foto. O cadastro terá perguntas opcionais sobre as linhas e horários em que o usuário utiliza o transporte público. As informações irão ajudar a definir estratégias para melhorar a eficiência do sistema. |
QUANDO ENTRA EM VIGOR Segundo a prefeitura, o Bilhete Único Mensal começará a funcionar dia 30 de novembro. | QUEM TEM DIREITO O acesso é universal, inclusive para cidadãos de outras cidades. Idosos e deficientes têm direito à gratuidade no transporte, portanto não necessitam da modalidade. |
COMO VAI FUNCIONAR? A modalidade permite ao usuário fazer quantas viagens quiser ao longo de 30 dias corridos. O Bilhete Único Mensal é intransferível e, por esta razão, o cartão não poderá ser utilizado duas vezes seguidas no mesmo ônibus, em um curto intervalo de tempo. | O NOVO CARTÃO SERÁ COBRADO? O primeiro cartão será gratuito para todos os usuários. No caso de perda, será cobrada uma taxa equivalente a sete tarifas unitárias para o envio do novo cartão. Caso o bilhete seja o de estudante, a taxa será de dez tarifas unitárias. |
CARTÃO ATUAL O cartão atual continuará funcionando mesmo após o Bilhete Único Mensal entrar em vigor, mas o usuário que desejar aderir à nova modalidade deverá adquirir um novo cartão. | COMO INSERIR CRÉDITOS? Os créditos poderá ser inseridos pela internet, por cartão de crédito ou nos postos da SPTrans. A intenção da prefeitura é não utilizar mais dinheiro vivo nas catracas dos ônibus. |
CUSTO MENSAL Durante a campanha eleitoral, Haddad citou que o valor do Bilhete Único Mensal seria de R$ 140, baseado na tarifa unitária vigente (R$ 3). Caso haja reajuste da tarifa --o que deve ocorrer em junho --o valor deverá ser maior do que apresentado na campanha. Estudantes irão pagar a metade do preço integral do novo bilhete. | SEGURANÇA De acordo com a prefeitura, o Bilhete Único Mensal será menos vulnerável a fraudes por ter foto do usuário e estar vinculado a um cadastro com informações passageiro. Além disso, o novo cartão terá um chip e um validador que possibilitará à prefeitura acompanhar online as movimentações do usuário. Futuramente, a prefeitura pretende usar o sistema biométrico. |
INTEGRAÇÃO COM METRÔ E CPTM A integração do Bilhete Único Mensal com o Metrô e a CPTM, que ocorre com o atual cartão, está em fase de estudos pela Prefeitura e governo do Estado. | VALE TRANSPORTE E ESTUDANTES A empresa poderá usar o Bilhete Único Mensal como vale transporte desde que arque com os custos. O cartão para estudantes será emitido pela instituição de ensino, como ocorre atualmente. |
ÔNIBUS LOTADOS? Para o prefeito Fernando Haddad, o Bilhete Único Mensal não tornará os coletivos mais lotados porque o aumento no número de usuários deverá ocorrer nos horários ociosos e aos finais de semana. | BILHETE ÚNICO SEMANAL A prefeitura pretende, futuramente, implantar o Bilhete Único Semanal, que funcionará da mesma maneira que a modalidade mensal. |
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