Topo

Canil é fechado no PR por manter 54 cães em condições precárias

Do UOL, em São Paulo

13/11/2013 16h22

Um canil clandestino que funcionava em uma casa no bairro Xaxim, em Curitiba, foi fechado pela prefeitura na manhã desta quarta-feira (13). No local viviam 54 cães em condições de higiene precária.

A proprietária do canil, cujo nome não foi revelado, irá responder pelos crimes de comércio ilegal e maus tratos. Ela foi levada à delegacia e recebeu duas multas por maus tratos e pelo comércio dos animais. Cada multa pode valer de R$ 20 mil a R$ 200 mil.

A ação foi feita pela Rede de Proteção Animal da Prefeitura de Curitiba em conjunto com a Polícia Civil e protetores independentes que denunciaram o comércio ilegal dos cães que acontecia em um estacionamento de um supermercado do bairro.

Entre os animais aprendidos no canil estavam cães das raças beagle, maltês, shitzu e yorkshire, entre outras de pequeno porte. Todos receberam ainda no local uma avaliação veterinária e foram identificados com microchips, instalados pelos veterinários da Rede de Proteção Animal.

Os cães serão ainda vacinados, tratados e castrados. Interessados em adotá-los devem entrar em contato com a instituição Ajude os Animais, da protetora independente Kátia Dittrich, responsável pela denúncia, pelo e-mail ajudeosanimaisderua@yahoo.com.br.