Homens armados atacam companhia da PM na região metropolitana de São Luís
Seis homens armados com pistolas 380 atacaram a 3ª Companhia do 13º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Raposa, região metropolitana de São Luís, na madrugada desta terça-feira (26). Os policiais que estavam no local reagiram e houve troca de tiros. Ninguém ficou ferido. A companhia fica na avenida principal de Raposa.
Segundo a polícia, os seis homens chegaram em três motos e começaram a disparar. Há suspeita que os veículos utilizadas na ação foram roubados no fim de semana na região da Cidade Operária, em São Luís.
Equipes da PM e da Polícia Civil realizam buscas na tentativa de localizar os criminosos. O caso é investigado pelo delegado Francisco Cardoso de Sousa, titular da Delegacia da Raposa. Até agora nenhum suspeito foi preso.
Os ataques
A onda de ataques começou no último dia 9, depois que homens armados invadiram dois postos da PM e atiraram contra policiais que estavam de plantão, sozinhos, em trailers da PM.
O PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, de plantão em uma base do bairro Vila Nova, morreu.
Já o sargento Marco Antonio Correa Cutrim foi baleado no posto da polícia do bairro de Fátima. Durante a invasão ao trailer onde Cutrim estava, uma mulher levou um tiro disparado por um dos suspeitos.
Ainda no dia 9, dois ônibus da linha do Bequimão e da Alto da Esperança/Tamancão foram incendiados após serem assaltados. Antes dos ataques, o dinheiro das passagens foi roubado e os passageiros também tiveram os pertences levados.
A ofensiva continuou na madrugada do dia 10 com ataques a duas delegacias, localizadas nos bairros São Francisco e Turu. os prédios tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo.
O fórum de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, também foi alvo de ataque dia 10. As janelas do prédio foram atingidas por balas.
Por causa da ofensiva, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) mudou o comando da PM e do policiamento metropolitano. Em duas semanas de atuação do novo comando, os ataques à polícia desta terça-feira foram os primeiros registrados.
A SSP afirmou que os ataques criminosos à polícia ocorreram de ordens de facções criminosas que agem dentro dos presídios do Maranhão em resposta as ações de combate ao tráfico de drogas.
Segundo a polícia, os ataques e invasões ocorreram em retaliação às prisões de mais de 40 traficantes e líderes de facções criminosas que agem na região metropolitana de São Luís, ocorridas nos últimos no fim do mês de outubro e início deste mês.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.