Topo

Homens armados atacam companhia da PM na região metropolitana de São Luís

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

26/11/2013 17h39

Seis homens armados com pistolas 380 atacaram a 3ª Companhia do 13º BPM (Batalhão da Polícia Militar) em Raposa, região metropolitana de São Luís, na madrugada desta terça-feira (26). Os policiais que estavam no local reagiram e houve troca de tiros. Ninguém ficou ferido. A companhia fica na avenida principal de Raposa.

Desde o último dia 10,  a polícia é alvo de ataques em São Luís e região metropolitana. Os primeiros ocorreram em trailers da PM. Um policial foi assassinado no posto do bairro Vila Nova. Outras duas pessoas –-um militar e uma mulher-– foram baleados.

Segundo a polícia, os seis homens chegaram em três motos e começaram a disparar. Há suspeita que os veículos utilizadas na ação foram roubados no fim de semana na região da Cidade Operária, em São Luís.

Equipes da PM e da Polícia Civil realizam buscas na tentativa de localizar os criminosos. O caso é investigado pelo delegado Francisco Cardoso de Sousa, titular da Delegacia da Raposa. Até agora nenhum suspeito foi preso.

Os ataques

A onda de ataques começou no último dia 9, depois que homens armados invadiram dois postos da PM e atiraram contra policiais que estavam de plantão, sozinhos, em trailers da PM.

O PM Francinaldo Sousa Pereira, 41, de plantão em uma base do bairro Vila Nova, morreu.

Já o sargento Marco Antonio Correa Cutrim foi baleado no posto da polícia do bairro de Fátima. Durante a invasão ao trailer onde Cutrim estava, uma mulher levou um tiro disparado por um dos suspeitos.

Ainda no dia 9, dois ônibus da linha do Bequimão e da Alto da Esperança/Tamancão foram incendiados após serem assaltados. Antes dos ataques, o dinheiro das passagens foi roubado e os passageiros também tiveram os pertences levados.

A ofensiva continuou na madrugada do dia 10 com ataques a duas delegacias, localizadas nos bairros São Francisco e Turu. os prédios tiveram portões e fachadas perfurados por tiros de arma de fogo.

O fórum de Paço do Lumiar, na região metropolitana de São Luís, também foi alvo de ataque dia 10. As janelas do prédio foram atingidas por balas.

Os ataques se estenderam até dia 11, quando homens armados assaltaram um ônibus na Lagoa da Jansen e tentaram atear fogo no veículo. Ao mesmo tempo, um outro grupo tentou invadir e colocou fogo no trailer da PM (Polícia Militar) do bairro Vila Nova, o mesmo que foi invadido no dia 9 e um policial que estava no posto foi assassinado a tiros.

Por causa da ofensiva, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) mudou o comando da PM e do policiamento metropolitano. Em duas semanas de atuação do novo comando, os ataques à polícia desta terça-feira foram os primeiros registrados.

A SSP afirmou que os ataques criminosos à polícia ocorreram de ordens de facções criminosas que agem dentro dos presídios do Maranhão em resposta as ações de combate ao tráfico de drogas.

Segundo a polícia, os ataques e invasões ocorreram em retaliação às prisões de mais de 40 traficantes e líderes de facções criminosas que agem na região metropolitana de São Luís, ocorridas nos últimos no fim do mês de outubro e início deste mês.