Topo

Facebook não confirma remoção de convites para "rolezinhos"

Do UOL, em São Paulo

16/01/2014 11h56

O Facebook informou nesta quinta-feira (16) que não tem como confirmar se páginas com convites para "rolezinhos" em shoppings de São Paulo foram tiradas do ar. Nesta quarta (15), o presidente da Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), Luiz Fernando Veiga, afirmou que a rede social removeu algumas páginas.

Depois de comandar uma reunião com representantes de 55 shoppings da Grande São Paulo na capital paulista, Veiga disse a jornalistas que representantes de centros comerciais relataram casos de remoção de convites no Facebook. “(Os shoppings) conseguiram que as páginas fossem retiradas porque havia ali ameaças concretas de ilegalidade”.

Veja também

Segundo o dirigente, havia nas páginas mensagens com incentivo ao uso de maconha dentro dos shoppings, além de sugestões de atos como entupir vasos sanitários e interromper as escadas rolantes. Veiga não soube informar que centros comerciais conseguiram a retirada das páginas nem se estes recorreram à Justiça.

Por meio de sua assessoria de comunicação, a rede social frisou que só remove conteúdo que viola sua política. Isso pode acontecer quando há denúncia feita na própria plataforma ou quando há decisões judiciais. Nessas situações, o Facebook diz analisar caso a caso antes de remover uma página.

A assessoria da rede social também lembrou que os próprios criadores das páginas podem tirá-las do ar ou restringir o acesso a elas.

Várias páginas com convites para "rolezinhos" permanecem no ar no Facebook. Há, por exemplo, o convite para um encontro no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo, agendado para o próximo sábado (18).

Porém, "rolezinhos" que foram marcados para o mesmo dia no Shopping Center Norte e no Shopping Metrô Tatuapé, na capital paulista, não estão sendo divulgados abertamente no Facebook.

Depois da repressão a encontros de jovens em shoppings de São Paulo, vários eventos desse tipo têm sido marcados no país, inclusive por movimentos sociais. No fim da tarde desta quinta, o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) promete fazer um "rolezão" nos shoppings Jardim Sul e Campo Limpo, na zona sul de São Paulo.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Facebook não confirma remoção de convites para "rolezinhos" - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano