Topo

Pássaro atinge avião no MT e piloto fala em 'emergência'; não houve feridos

Do UOL, em São Paulo

31/03/2014 11h57

Um Fooker 100 MK 28 da companhia Avianca, que ia de Campo Grande (MS) para Cuiabá (MT), teve a turbina atingida por um pássaro na noite de domingo (30) . A Infraero informou que o piloto declarou ‘emergência’ à torre de controle.

A ave se chocou com a aeronave quando ela se preparava para pousar em Cuiabá. Segundo a Avianca, o avião viajava com 83 pessoas a bordo, e precisou retornar ao aeroporto de origem.

O pouso ocorreu de forma totalmente segura em Campo Grande, segundo a companhia. Depois de voltar à capital do Mato Grosso do Sul, os passageiros embarcaram em um Airbus da companhia para Cuiabá, por volta das 3h30.

Avião bate em pássaro em pleno voo e aterrissa sem parabrisa

O incidente ocorre dois dias após outro avião da companhia ter problemas. Na tarde de sexta (28), às 17h42, quando fazia a rota Petrolina (PE)-Brasília, uma aeronave com 49 pessoas a bordo não conseguiu baixar o trem de pouso dianteiro e pousou 'de barriga', "de forma segura", no Aeroporto Internacional Juscelino Kubistchek, no DF.

Após o pouso, caminhões jogaram espuma sobre o avião para reduzir o risco de explosão. O Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Aeronáutica) investiga as causas do pouso de emergência da aeronave.

Falcões e gaviões evitam colisões de aviões com aves no Galeão