Topo

Jovem negociou soltura com PMs suspeitos de matar menor no Rio, diz polícia

Do UOL, no Rio

24/07/2014 10h04

O menor que estava desaparecido após ter sido levado por PMs para o alto da estrada do Sumaré, na zona norte do Rio, afirmou em depoimento à polícia, na quarta-feira (23), que só não foi morto pelos cabos Fábio Magalhães e Vinícius Lima porque "negociou" a sua liberação.

Em entrevista à "TV Globo", a delegada da Divisão de Homicídios Ellen Souto revelou que o jovem de 16 anos citou o nome de uma pessoa, cuja identidade não foi revelada, que os PMs conheciam. O indivíduo citado pela testemunha será intimado a prestar depoimento.

Veja também

"Ele relatou que foi colocado na caçamba da viatura junto com os outros dois", disse Ellen, referindo-se a Mateus Alves, 14, morto a tiros no alto da estrada do Sumaré, e a um segundo jovem, que foi baleado e só escapou porque se fingiu de morto, na versão da DH.

Ainda de acordo com a Divisão de Homicídios, o jovem que estava desaparecido revelou ter ouvido os disparos que vitimaram os outros dois menores. Por ser uma testemunha-chave para a investigação, ele será encaminhado para o programa de proteção à testemunha, informou à "TV Globo" o titular da DH, delegado Rivaldo Barbosa.

Os policiais militares prestariam depoimento novamente, nesta sexta-feira (25), mas Barbosa optou por desmarcar. "Como o encontramos, não há necessidade de trazer os PMs aqui, novamente" disse.

Os três jovens conduzidos pelos cabos Magalhães e Lima para o alto da estrada do Sumaré foram capturados no dia 11 de junho. Eles eram suspeitos de cometer assaltos no centro do Rio.

O corpo de Mateus Alves foi encontrado cinco dias depois em um matagal próximo ao local da suposta execução, o que início à investigação da Polícia Civil. Os PMs foram presos no dia 17 de junho.

"Descarregar a arma", disse PM

Um dos dois PMs que capturaram os menores no centro do Rio afirmou, minutos antes de levá-los para o local da suposta execução, que iria "descarregar a arma um pouquinho".

A afirmação foi gravada pela câmera do carro onde os cabos identificados como Lima e Magalhães trabalhavam no dia da morte de um dos adolescentes. As imagens foram divulgadas pelo "Fantástico", da TV Globo.

O vídeo mostra a perseguição a dois suspeitos de furto no centro da capital fluminense, seguida da captura dos dois e de mais um jovem que, segundo o cabo Lima afirma, "ficou de longe assim, olhando" a perseguição.

Em seguida, com os três no carro, os PMs combinam de "ir lá pra cima" –em referência ao Morro do Sumaré—"descarregar a arma um pouquinho". Ao chegar ao morro, que fica dentro da Floresta da Tijuca, eles fazem três paradas. Na última delas, as imagens gravadas pela câmera do veículo são interrompidas.

O vídeo recomeça com os dois PMs dentro do carro, sem nenhum dos três adolescentes dentro. O terceiro dos jovens a ser detido pode ser visto descendo o morro, após ter sido liberado pelos policiais. Eles ainda dão carona para o rapaz até a Lapa, recomendando que ele não comente o ocorrido: "Se tiver alguma fofoca ali na Uruguaiana de que tu veio aqui em cima com a gente, a gente vai atrás de tu. Escutou? Vai fingir que nada aconteceu", diz o cabo Magalhães.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jovem negociou soltura com PMs suspeitos de matar menor no Rio, diz polícia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano