Topo

Manifestação paralisa 70 ônibus e afeta 13 mil passageiros no Rio

Do UOL, no Rio

02/09/2014 10h26Atualizada em 02/09/2014 17h06

Uma manifestação contra a exclusão da linha de ônibus 736, que fazia o trajeto entre Recreio dos Bandeirantes e Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, interditou por mais de três horas os dois sentidos da avenida das Américas, na Barra da Tijuca, também na zona oeste, nesta terça-feira (2).

O trânsito já foi liberado, de acordo com o Centro de Operações Rio, porém havia intenso congestionamento na região até o fim da manhã. Os motoristas enfrentaram lentidão principalmente no sentido São Conrado, na zona sul. Havia retenções na altura da avenida Alfredo Balthazar da Silveira.

O protesto na avenida das Américas fez com que 70 veículos do sistema BRT Transoeste fizessem, por volta das 9h, uma longa fila de espera no corredor expresso. Pelo menos 13 mil passageiros foram prejudicados, segundo informações do Consórcio BRT.

A manifestação começou às 7h na altura da estação do BRT Salvador Allende. De acordo com a Polícia Militar, que enviou a Tropa de Choque para o local, pelo menos cem pessoas participaram do protesto. Os PMs chegaram a utilizar bombas de efeito moral na tentativa de dispersar os manifestantes. Durante a confusão, três manifestantes foram detidos.

Alguns passageiros deixaram os ônibus e caminharam pelas vias para sair do tumulto. Motoristas de carros de passeio tentaram fazer o retorno em terrenos próximos ao local de interdição.