Topo

Polícia apreende 7 iguanas usadas para fotos com turistas em Natal

Divulgação / Polícia Civil
Imagem: Divulgação / Polícia Civil

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

25/10/2014 09h52Atualizada em 25/10/2014 21h27

Sete iguanas que eram usadas para tirar fotos com turistas nas dunas das praias de Pitangui, em Extremoz (região metropolitana de Natal), e Muriú, em Ceará-Mirim (região metropolitana de Natal), foram apreendidas nesta sexta-feira (24) pela Polícia Civil.

Segundo a Deprema (Delegacia Especializada do Meio Ambiente), os animais eram explorados por oito pessoas, cinco adultos e três adolescentes, que alugavam as iguanas para turistas tirarem fotos.

As iguanas estavam cegas ou com a coluna vertebral lesionada para que ficassem quietas enquanto os turistas tirassem as fotos sem que elas oferecessem algum risco de ataques.

Segundo a polícia, a Deprema recebeu denúncia dos maus tratos que os animais vinham sofrendo. Uma equipe foi até os locais indicados se passando por turistas para obter o flagrante e apreender os animais.

A polícia informou que encontrou oito iguanas, porém uma delas foi jogada por um dos homens na vegetação e o animal não foi localizado, apesar de busca realizada na área.

“Para surpresa e decepção da Deprema, a ação fora criticada por alguns turistas e operadores de turismo que se encontravam no local”, destacou a polícia.

Na delegacia móvel, os adultos assinaram assinaram termo circunstanciado de ocorrência e os adolescentes assinaram boletim de ocorrência circunstanciado por utilização de animais silvestre para fins lucrativos e maus tratos, crimes tipificados na Lei de nº. 9.605/98.

Os animais apreendidos foram levados para o Aquário de Natal para que após triagem e cuidados veterinários sejam encaminhados ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), que deve analisar se os animais terão condições de serem inseridos na natureza.