Topo

Esquema de corrupção distribuía remédio vencido em 20 cidades do PR, diz TV

Do UOL, em São Paulo

02/08/2015 22h44

Um esquema de corrupção que inclui farmácias, distribuidoras de remédios e prefeituras de 20 cidades do interior do Estado do Paraná desviou ao menos R$ 20 milhões -- e fornecia até medicamentos fora da validade à população, segundo reportagem exibida neste domingo (2) no "Fantástico", da Rede Globo.

A investigação conduzida pelo Gaeco (Grupo de atuação especial de combate ao crime organizado) do Paraná indica que o esquema de pagamento de propinas e desvio dos remédios teve início em 2013. O dinheiro era destinado a funcionários da prefeitura, que recolhiam remédios vencidos para distribuição, e farmácias que comercializavam os medicamentos que deveriam estar em postos de saúde.

Entre os lotes interceptados pelos investigadores, estavam remédios com validade apagada.

A primeira cidade investigada foi Ibema. A ex-secretária de saúde do município de Ibema, Eunice Vieira de Lara, dirigia pessoalmente um veículo da prefeitura para buscar os remédios na distribuidora em Cascavel (PR). Ela chegou a ser presa em janeiro juntamente com o secretario Administração, Valdir Roberto Scheifer, uma assessora e três proprietários de distribuidoras de medicamentos.

Em julho o prefeito Antonio Borges Rangel também foi para a cadeia. Eles já estão em liberdade, mas afastados de seus cargos.