Topo

Empresária de SC costura vestidos para meninas órfãs do Haiti

Karla de Lacerda entrega os vestidos feitos em Camboriú para meninas haitianas - Arquivo Pessoal
Karla de Lacerda entrega os vestidos feitos em Camboriú para meninas haitianas Imagem: Arquivo Pessoal

Aline Torres

Colaboração para o UOL, de Florianópolis

13/09/2015 06h00

Márcia Jacob, 52, reativou a velha máquina de costura da mãe há um ano. Após assistir a uma reportagem sobre uma norte-americana de 99 anos que fazia vestidos para enviar a crianças africanas, Márcia decidiu que também poderia fazer algo por quem precisa.

A empresária de Balneário Camboriú (SC) dedica seu tempo a costurar vestidos de algodão para meninas órfãs no Haiti. As peças de roupa manufaturadas são entregues às crianças de 1 a 14 anos por um grupo de missionários catarinenses que atende a vítimas do terremoto na América Central em 2010.

Costureira inexperiente, Márcia conta que leva uma semana para terminar um vestido. Os tecidos, algodão, renda e chita, são comprados por ela e também por amigas que se empolgaram com o projeto.

Em abril deste ano, a primeira remessa de peças chegou no Haiti: 25 vestidos coloridos, com rendas, babados e fitas. Além dos vestidos, Márcia conseguiu a doção de outros 200 macacões infantis. A entrega foi feita pela missionária Karla de Lacerda, que trabalha em um projeto voluntário em que atende a 300 crianças com comida, remédios e educação.

“Elas necessitam de medicamentos, soros, alimentos, roupas e calçados", conta Karla.

As fotos das crianças usando seus vestidos animaram ainda mais Márcia, que agora trabalha para conseguir enviar outros 100 vestidos em março do próximo ano. "Eu apenas costuro nas horas vagas e recebo em troca algo sem preço, alegria", afirma Jacob.

Projeto missionário Haiti - Acervo Pessoal - Acervo Pessoal
No Haiti, crianças de 1 a 14 anos recebem comida e têm aulas em projeto missionário
Imagem: Acervo Pessoal