Jovem suspeita de matar garota de 14 anos a facadas é apreendida no RS

Do UOL, em Porto Alegre

  • Reprodução/Facebook/Justiça por Franciele Scholant

    Franciele foi velada na tarde de domingo

    Franciele foi velada na tarde de domingo

A menor suspeita de ter assassinado a facadas Franciele Scholant, 14, nesse fim de semana, no interior do Rio Grande do Sul, foi apreendida na manhã desta terça-feira (12).

A adolescente de 15 anos foi encontrada em casa, na cidade gaúcha de Bagé (366 km de Porto Alegre), na fronteira com o Uruguai, onde o crime ocorreu por volta das 4h30min do último domingo.
 
Conforme depoimentos de testemunhas, Franciele e a suspeita iniciaram uma briga na saída de uma festa no Clube Comercial, no centro da cidade. Em determinado momento, a suposta agressora sacou uma faca e atingiu a vítima com diversos golpes.

Segundo o delegado Luis Eduardo Benites, responsável pela apuração do ato infracional, a punhalada fatal acertou o coração de Franciele. Além do tórax, ela também recebeu golpes no rosto.

Franciele foi socorrida pelo Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), mas chegou sem vida ao Pronto-Socorro da Santa Casa de Caridade de Bagé.
 
De acordo com o que apuraram os investigadores, o crime foi motivado por uma rixa entre as duas envolvendo a disputa por um namorado. O rapaz, também menor de idade, estaria se relacionando com as duas.

Ele teria estreitado ainda mais as relações com Franciele, despertando o ciúme da menor suspeita do crime, que já havia ameaçado a outra adolescente. A suposta agressora chegou a prestar depoimento nessa segunda-feira, mas foi liberada por não tratar-se de flagrante.
 
A apreendida foi encaminhada ainda na manhã desta terça ao Case (Centro de Atendimento Socioeducativo), em Porto Alegre, onde ficará à disposição da Justiça.

"A jovem de 15 anos foi encaminhada para o Centro de Atendimento ao Adolescente Feminino, em Porto Alegre, onde deve permanecer recolhida preventivamente enquanto se desenvolve o procedimento de formação de culpa junto ao Juizado da Infância e Juventude", explicou o delegado.
 
A reportagem tentou junto às autoridades localizar os pais e o defensor da menor apreendida, mas não conseguiu.
 
Franciele foi velada na tarde de domingo, na Capela São José, da Funerária Santa Casa. O sepultamento ocorreu às 19h. Sua família está organizando um protesto pedindo por Justiça para a próxima quinta-feira, em Bagé.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos