Chuva provoca destruição de escola e tira bondes de circulação no Rio

Douglas Correa

Da Agência Brasil

  • Reprodução/BandNews FM Fluminense

    Destruição provocada por deslizamento em Nova Friburgo

    Destruição provocada por deslizamento em Nova Friburgo

A chuva que cai desde sexta-feira (15) provoca estragos no Estado do Rio. O secretário de Defesa Civil de Nova Friburgo, na região serrana do Rio, coronel do Corpo de Bombeiros, João Paulo Mori informou neste sábado (16) que um deslizamento no bairro São Lourenço destruiu uma escola e um posto de saúde municipais. A lama destruiu ainda uma casa. Uma mulher ficou ferida e foi levada para o hospital, mas está fora de perigo.

De acordo com o secretário, foram registrados também pequenos deslizamentos em outros pontos da cidade, mas sem gravidade. O município está em alerta máximo e devido à chuva forte. A Defesa Civil acionou às 10h50 as 39 sirenes de alerta, instaladas em áreas de risco. Com o acionamento das sirenes, os moradores devem abandonar suas casas e se deslocar para áreas seguras.

Na cidade do Rio, o serviço do tradicional bonde de Santa Teresa, na região central da cidade do Rio, foi suspenso porque um poste de iluminação e diversas árvores caíram sobre os trilhos, próximo à rua Francisco Muratori, impedindo a circulação das composições. Equipes da Secretaria de Transportes e do Corpo de Bombeiros estão trabalhando na remoção do poste e das árvores.

A previsão é que os bondes voltem a circular na segunda-feira (18), após a completa liberação da via pelas equipes técnicas. Além disso, para a retomada da operação, serão necessárias condições climáticas favoráveis.

Petrópolis

Os rios Quitandinha, em Petrópolis, e Grande, em Bom Jardim, na região serrana, transbordaram. De acordo com o Corpo de Bombeiros, ocorreu um deslizamento de terra durante a madrugada de hoje (16), com queda de barreira no bairro Roseiral, em Petrópolis. Quatro adultos e duas crianças foram retirados de casa pelos bombeiros. Ninguém ficou ferido, mas a casa foi interditada pela Defesa Civil municipal. Um dos acessos ao bairro Roseiral está interditado, devido à grande quantidade de lama que desceu da encosta. Não há previsão para liberação do trecho.

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Petrópolis registrou de sexta-feira até as 10h deste sábado, 170 ocorrências relacionadas à chuva, sem registros de vítimas ou feridos. O maior índice pluviométrico foi registrado em Pedro do Rio, com 150 milímetros em 24 horas. Até o momento há 11 desalojados. Todos estão na casa de parentes.

Niterói

O município de Niterói, na região metropolitana do Rio, está em estado de alerta desde as 5h40 de hoje (16). Choveu muito forte no morro do Estado e no largo da Batalha. Nesse dois locais, choveu quase 70% do volume previsto para todo o mês de janeiro. Apesar da intensidade da chuva, nenhuma sirene de alerta foi acionada nas duas comunidades.

Equipes da Defesa Civil municipal, da Secretaria de Conservação e da companhia de limpeza, além de diversos outros órgãos da prefeitura estão nas ruas desde a madrugada. No morro do Estado houve um deslizamento e quatro casas foram interditadas. Na estrada da Garganta, em Santa Rosa, uma barreira deslizou e parte da pista foi fechada. Nos dois casos não houve vítimas. As famílias do morro do Estado foram para a casa de parentes.

A chuva também foi intensa no morro do Preventório, no bairro de Charitas, e nas comunidades Coronel Leôncio, Beltrão, Viçoso Jardim e no morro do Bonfim, no Fonseca, região central da cidade.

Na região Oceânica diversas vias ficaram alagadas. O escoamento das águas aconteceu de forma rápida. Uma árvore caiu na rua XV de Novembro, no Centro, e a concessionária Ampla foi acionada, já que a árvore caiu em cima da fiação.

A previsão da meteorologia para este sábado é de chuva fraca a moderada. A Defesa Civil manterá o estado de alerta pelas próximas horas.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos