Topo

Sakamoto, blogueiro do UOL, é indicado ao prêmio Repórteres Sem Fronteiras

Flávio Florido/UOL
Imagem: Flávio Florido/UOL

Do UOL, em São Paulo

24/10/2016 16h31

O jornalista e blogueiro do UOL Leonardo Sakamoto foi indicado como finalista do prêmio Repórteres sem Fronteiras pela Liberdade de Imprensa de 2016 na categoria jornalista-cidadão/blogueiro.

A lista dos finalistas em três categorias – as outras duas são jornalista e meio de comunicação – tem 22 nomes. Eles são oriundos de 19 países. A divulgação dos finalistas foi feita nesta segunda-feira (24).

O prêmio é uma iniciativa da organização internacional Repórteres sem Fronteiras e do canal francês TV5 Monde. A cerimônia de entrega da 25ª edição da premiação internacional acontecerá no dia 8 de novembro em Estraburgo, na França. Haverá três vencedores em cada categoria.

Sakamoto é descrito pelos organizadores como “um antigo repórter de guerra, autor de um blog sobre os direitos humanos no Brasil e a luta contra o trabalho escravo contemporâneo”.

“Habituado às ameaças, Sakamoto é o alvo constante de campanhas de descrédito e ataques na Internet”, afirma o material de divulgação do prêmio.

O Blog do Sakamoto tem dez anos de existência e, há seis, é parte do conteúdo do UOL.

O Brasil também tem um representante entre os finalistas da categoria meio de comunicação. Trata-se da "Agência Pública”, fundada em 2011 e responsável por “grandes reportagens de investigação, várias delas premiadas, sobre direitos humanos e temáticas ambientais”.

Leonardo Sakamoto entrevista Wagner Moura; veja íntegra

Blog do Sakamoto