Entenda o "fog carioca" que fechou o Santos Dumont e deu ares londrinos ao Rio
Pelo terceiro dia consecutivo, a cidade do Rio de Janeiro amanheceu envolta em neblina dando ares londrinos à capital fluminense. O “fog carioca” afetou o funcionamento dos aeroportos Santos Dumont, que ficou duas horas fechado nesta terça-feira (30), e do Galeão e diminuiu a velocidade das barcas e catamarãs que circulam na Baía de Guanabara devido à pouca visibilidade.
Às 14h, 18 voos estavam atrasados e outros 35 haviam sido cancelados no Santos Dumont; o aeroporto internacional do Galeão foi obrigado a operar por instrumentos para pousos e decolagens.
De acordo com o meteorologista Olívio Bahia, do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), o tempo com céu aberto ou com poucas nuvens, ventos calmos, temperaturas mais baixas no período da madrugada, além da umidade relativa do ar alta, estão entre as características que contribuem para a formação do nevoeiro.
Segundo Bahia, o fenômeno é o mesmo que costuma ocorrer na capital inglesa, ainda que por motivos climáticos diferentes. “Temos uma diferença de temperatura e condições climáticas no geral, é preciso pesquisar mais para identificar se as causas são as mesmas e é bem mais recorrente", diz. "Lá chega a ser cartão postal."
A tendência, diz Bahia, é que o nevoeiro diminua até a sexta-feira (26), com a chegada de chuvas à cidade e o aumento dos ventos. Segundo ele, a neblina é uma condição típica desta época do ano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.