Topo

Homem que tentou roubar moto de policial foi beneficiado pela 'saidinha' do Dia dos Pais, diz PM

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

17/08/2017 09h16Atualizada em 18/08/2017 10h47

O homem que aparece em um vídeo lutando com um policial ao tentar roubar a moto dele, em movimento, no Morumbi, zona oeste de São Paulo, na última terça-feira (15), havia sido beneficiado pela "saidinha" do Dia dos Pais, segundo a PM (Polícia Militar).

A "saidinha", ou saída temporária, é um benefício garantido por lei a todos os presidiários que: estejam detidos em regime semiaberto, já tenham cumprido um sexto da pena (um quarto, no caso de reincidentes), apresentem bom comportamento e recebam autorização de um juiz para sair temporariamente. Das seis saídas ao ano, o beneficiário pode sair cinco.

Nas duas primeiras saídas temporárias de presidiários em São Paulo neste ano, na Páscoa e no Dia das Mães, 3,5% dos presos não retornaram. Na média histórica, dos últimos 10 anos, segundo a SAP (Secretaria da Administração Penitenciária), 94,78% dos presos retornaram por livre e espontânea vontade.

De acordo com a corporação, o criminoso, que não teve a identidade revelada, havia realizado um sequestro relâmpago a uma idosa, que estava com sua filha dentro do carro. Ele teria roubado a uma aliança e um relógio. Nervosa, a vítima perdeu o controle da direção e bateu.

A polícia afirmou que a colisão fez com que o suspeito tentasse fugir rapidamente, "tendo como única opção raptar o motociclista que passava na rua". O PM estava de folga, em trajes civis, e pertence ao 1º Batalhão, em Santo Amaro, zona sul.

Na moto, o suspeito revistou o policial até achar dois carregadores de pistola. "Neste momento, ele começou a perguntar se o piloto era policial, apontando a arma para sua cabeça e pescoço", informou a PM.

Na sequência, o PM jogou a moto contra o chão e ocorreu uma luta corporal. O suspeito foi controlado e, logo depois, tentou continuar a briga, quando o policial atirou. O suspeito foi levado ao Hospital Universitário, onde não resistiu aos ferimentos.

Com o suspeito, a PM afirmou que foi encontrado um revólver calibre 38. A ocorrência foi apresentada no 34º DP (Distrito Policial), na Vila Sônia, e encaminhada para o DHPP (Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa), da Polícia Civil.